
Resumo
- Sony e TCL terão uma joint venture para desenvolver televisores e equipamentos de áudio residencial.
- O acordo prevê 51% das ações para a TCL e 49% para a Sony.
- A divisão de TVs da Sony será transferida para a nova companhia, que manterá as marcas “Sony” e “Bravia” e deve começar a operar em 2027.
A Sony e a TCL vão criar uma joint venture no mercado de entretenimento residencial. O acordo foi anunciado hoje (20/01). Com isso, a divisão de TVs da Sony será transferida para a multinacional chinesa.
A nova companhia vai assumir todo o negócio de entretenimento doméstico da Sony, com a TCL ficando com 51% das ações e o conglomerado japonês com 49%.
O acordo prevê que a joint venture opere globalmente, cobrindo todo o processo de desenvolvimento, design, fabricação, vendas, logística e atendimento ao cliente. A linha de produtos inclui televisores e equipamentos de áudio residencial.
As empresas pretendem fechar os acordos definitivos até o final de março de 2026. A nova companhia deve começar as operações em abril de 2027, dependendo de aprovações regulatórias e demais condições da parceria.
Marcas Sony e Bravia continuam
Mesmo sendo produzidos por essa nova empresa, os produtos da joint venture vão manter as marcas “Sony” e “Bravia”, que já são reconhecidas no mundo todo. Segundo o comunicado oficial, a nova estratégia busca combinar a tecnologia de imagem e áudio da Sony, desenvolvida ao longo de décadas, com a tecnologia de displays da TCL e sua eficiência de custos.
Dessa forma, a Sony deve contribuir com qualidade de imagem e som, valor de marca e expertise operacional, incluindo gestão de cadeia de suprimentos. Do outro lado, a TCL entra com tecnologia avançada de displays, escala global, presença industrial e força na cadeia de produção vertical.
Por que as empresas fizeram a parceria?
O mercado global de TVs, especialmente as com grandes displays, continua crescendo, impulsionado especialmente por plataformas de streaming e compartilhamento de vídeo. A evolução de recursos inteligentes, maior resolução e telas maiores também impulsionam a demanda.
Nesse cenário, as empresas esperam criar produtos que atendam clientes no mundo todo e alcancem crescimento através de excelência operacional.
A parceria acontece em um momento de acirrada competição no segmento premium. Durante a CES 2026, a Samsung apresentou a TV R95H de 130 polegadas, com tecnologia Micro RGB. A aposta da fabricante sul-coreana são as telas gigantes que “superam” o OLED.
No comunicado, o CEO da Sony, Kimio Maki, afirmou que a parceria vai “criar novo valor para o cliente no campo do entretenimento residencial”. A diretora executiva da TCL, Du Juan, declarou que a joint venture representa “uma oportunidade única de combinar as forças da Sony e TCL”.












