Com resultados que superaram as expectativas da organização do evento, a Campus Party Rondônia, que aconteceu nos primeiros cinco dias deste mês, deu o título a Porto Velho de “capital digital da Amazônia” e transformou o estado em referência em inovação, ciência e tecnologia na região Norte do país.
Segundo o superintendente de Estado para Resultados (EpR), Ricardo Fávaro, a estimativa de público era de 20 mil visitantes, número que ultrapassou o dobro. “Foram mais de 40 mil pessoas que passaram pelo local, e quatro mil campuseiros acampados 24 horas dentro do espaço. Foram realizadas mais de 170 palestras, 22 workshops, e com uma internet de 20 Gb de velocidade”.
Soluções
O legado deixado pela feira são nove soluções tecnológicas criadas pelos participantes nos hackathons e que irão beneficiar o serviço público e a sociedade rondoniense. “Do HackaRondônia, foram apresentadas ideias que já estão sendo captadas para serem colocadas em prática no área de segurança pública no estado. São três: o Ágile é um aplicativo de denúncia anônima com informações mais precisas e ainda o envio de vídeos e fotos; o Smart Alert é outro aplicativo para alertar a população sobre áreas de perigo, com possibilidades de furtos e roubos com a intenção de diminuir as incidências e aumentar o sucesso da polícia em localizar os infratores; e o Seguron, que também disponibilizará acesso rápido e colaborativo do cidadão para reportar problemas com furtos e roubos, registros de ocorrências e upload de imagens”.
Reciclagem
Duas criações idealizadas na feira já estão sendo elaboradas para a prática. “Foi criado o primeiro Centro de Reciclagem de Computadores e Lixo Eletrônico (CRC), que será destinado ao descarte correto desse tipo de produto, sem causar impactos negativos ao meio ambiente. E ainda implantaremos cinco laboratórios do Programa Include, uma iniciativa de inclusão digital em conjunto com as instituições privadas, tanto na capital quanto em cidades do interior. O evento só nos trouxe resultados positivos, com destaque para Rondônia no cenário nacional”.
Investimento
O investimento repassado pelo estado para a realização da Campus Party Rondônia foi de R$ 2,6 milhões, recurso oriundo do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider), votado e aprovado pelo conselho composto por 15 instituições de iniciativa tecnológicas, comerciais, educacionais, públicas e bancárias, sendo presidido pelo governador do estado.