Informação é com a gente!

02 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

02 de janeiro de 2026

Sofia Andrade critica privatização da BR-364 e alerta para impactos na economia do Estado

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025

Na tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Sofia Andrade fez duras críticas ao processo de privatização da BR-364, que será leiloada nesta quinta-feira (27) na Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto prevê a duplicação de apenas 130 km dos 686,7 km do trecho concedido, enquanto a cobrança de pedágio será imediata.

“Eles têm três anos para entregar a duplicação do trecho, mas já vão começar a cobrar pedágio agora! Olha o absurdo desse desgoverno!” afirmou a vereadora.

Segundo ela, a medida prejudicará Porto Velho e afetará diretamente o agronegócio, já que a rodovia é um corredor essencial para o escoamento de grãos entre o Centro-Oeste e os portos do Norte.

O trecho privatizado, denominado Rota Agro Norte, se estende do entroncamento com a BR-435 até a BR-319 e é estratégico para a economia do estado. Para Sofia Andrade, o projeto representa um entrave ao desenvolvimento de Rondônia. “Nós produzimos porque somos um povo trabalhador, e agora teremos uma duplicação que, em vez de trazer crescimento, vai prejudicar nosso estado. Esse governo petista comunista só cria problemas para Porto Velho!” disparou.

A vereadora também criticou o prazo de 30 anos de concessão para entregar apenas 130 km duplicados, argumentando que seria necessário pelo menos 500 km de duplicação para justificar a cobrança dos pedágios.

Ela alertou que a medida pode gerar aumento no custo de vida, desempregos e até a saída de empresas do estado. “Porto Velho já tem um custo de vida alto e isso só vai piorar. Estamos diante de mais um ataque ao nosso estado!” concluiu.

O leilão será transmitido ao vivo, e a expectativa é que empresas interessadas disputem a concessão da BR-364, que é uma das principais rodovias do país. Enquanto isso, a polêmica sobre os impactos da privatização segue em debate.

Página inicial / Política / Sofia Andrade critica privatização da BR-364 e alerta para impactos na economia do Estado