Completando os primeiros seis meses de seu mandato na Câmara Municipal de Porto Velho, a vereadora Sofia Andrade (PL) apresenta um balanço de trabalho que reforça seu posicionamento conservador, voltado para pautas de segurança, valores morais e incentivo ao empreendedorismo.
Eleita com forte apoio das bases direitistas e cristãs da capital, a parlamentar afirma estar apenas no começo de uma jornada que promete: “muitos anos de trabalho, dedicação e compromisso com Porto Velho”.
Atuação legislativa
Durante este período, Sofia apresentou diversos Projetos de Lei com propostas que vão desde a necessidade de informe prévio aos pais ou responsáveis legais sobre atividades de cunho religioso nas instituições de ensino da rede pública Municipal de Porto Velho, até a regulamentação do comércio de metais, visando conter o furto de cabos e a criminalidade.
Um dos projetos mais polêmicos proíbe o uso de recursos públicos para eventos ou artistas que façam apologia ao crime, à violência ou ao uso de drogas, posteriormente sancionado pelo Poder Executivo Municipal.
Outras propostas defendidas incluem a campanha contra desafios virtuais perigosos nas redes sociais, a valorização da vida desde a concepção, com a conscientização sobre os riscos do aborto, a proibição de colagem, afixação ou instalação de materiais de propaganda, ou comunicação visual, de natureza comercial ou institucional, com ou sem fins lucrativos e ainda o combate à ludopatia (vício em jogos de azar).
Ainda na linha da modernização e inovação, a vereadora também propôs incentivo à prática dos esportes eletrônicos (eSports) como forma de lazer saudável para a juventude.
Além disso, atenta aos Projetos de Leis e demais atos normativos em trâmite na Casa de Leis municipal, de outros vereadores e do Poder Executivo, a vereadora apresentou 10 Emendas Modificativas, Aditivas e supressivas.
Merece destaque a Emenda Aditiva que acrescenta o art. 204-A ao Projeto de Lei Complementar n° 1375/2025, que altera o Código de Posturas Municipal. Tal Emenda estipula a destinação do percentual de 30% dos valores arrecadados com as multas ao pagamento de recompensas aos denunciantes que apresentarem prova material da infração (fotos e vídeos) que possibilitem identificar os infratores.
Ademais, em relação ao Projeto de Resolução n° 830/2025 que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Porto Velho e trata sobre a concessão de honrarias foram apresentadas as emendas modificativa e aditiva, para limitar a 10 (dez) requerimentos por ano a cada vereador e a exigência de mini currículo do homenageado, bem como as certidões negativas de antecedentes criminais, para os casos de concessão de Título de Cidadão Honorário de Porto Velho, as quais foram aprovadas por unanimidade.
Projetos em tramitação
Além dos projetos de leis já protocolados, a vereadora encaminhou anteprojetos estratégicos para a cidade, como a criação de um Programa de Escolas Cívico-Militares, que busca promover disciplina e civismo no ambiente escolar.
Para o setor de segurança e emergência, Sofia defende a criação de uma Brigada Municipal de Incêndio e a implantação da Guarda Municipal. Outro destaque é a proposta de implantação de videomonitoramento com reconhecimento facial para reforçar a segurança nas ruas da capital.
A pauta econômica também tem espaço com sugestões como o programa “IPTU + Fácil”, que visa facilitar o pagamento de tributos municipais, e a plataforma digital “Empreende+ Porto Velho”, que pretende estimular o crescimento de pequenos negócios.
Presença ativa e fiscalização
Os números do mandato revelam uma atuação intensa: foram mais de 400 (quatrocentos) pedidos de providências, que envolvem demandas como: melhoria da iluminação pública, recapeamento de ruas, sinalização de trânsito e operação tapa-buraco em diversos bairros da capital.
A vereadora também encaminhou mais de 250 (duzentos e cinquenta) ofícios, participou de mais de 400 (quatrocentas) reuniões com diferentes setores da sociedade e realizou mais de 130 fiscalizações.
“São apenas os primeiros 6 meses de muitos anos de trabalho, dedicação e compromisso com Porto Velho! Vamos juntos!”, afirma Sofia Andrade, que segue investindo em diálogo com as comunidades, defesa de pautas conservadoras e propostas práticas para melhorar a cidade.