Ex-funcionários do Frigorífico Margem no município de Rolim de Moura (RO), que foram demitidos, alegam que não receberam seus direitos trabalhistas e que o sindicato dos trabalhadores na época, no início das ações judiciais foram ausentes em prestar assistência.
“O sindicato na época tomou iniciativa, entrou com todas ações e reclamações trabalhistas para rever o crédito trabalhista que eles tinham direito. Alguns funcionários optaram por contratar advogados particular, mas o sindicato deu a assistência que eles precisaram, tanto é verdade que houve audiências trabalhistas que duraram até meia noite, uma hora da manhã. Porém, o processo decretou falência em todos os processos trabalhistas no estado de Rondônia, eles se concentraram em apenas uma vara do trabalho de Rio Verde, então, todos os processos estão na vara do trabalho de Rio Verde, mas na época o sindicato entrou sim com as ações trabalhistas, habilitou créditos, porque, da reclamação trabalhista, resulta em um crédito trabalhista que é habilitado no processo de falência. O sindicato fez isso”, explica a Advogada, Camila Santos.
De acordo com Camila, na época que se deu início no processo trabalhista, não era ela a responsável pelo jurídico do sindicato, mas que tomou conhecimento de todo processo. Segundo Camila, assumiu o jurídico do sindicato no mês de janeiro de 2017 juntamente com o presidente, e o sindicato habilitou os créditos dos trabalhadores, todos foram habilitados. Eles receberam três parcelas por meio da assessoria jurídica do sindicato.
Camila ressalta que; não são todos que alegam que o sindicato não deu assistência, são apenas alguns que tentam se promover por meio disso, inclusive os trabalhadores que estavam pelo sindicato no processo, estão com advogados particulares, explica.
A advogada Camila ainda enfatiza que o sindicato compareceu em todas as audiências e que foram redigidas atas comprovando a participação do sindicato, toda essa situação foi criada por alguns dos trabalhadores que estão manipulando os demais na tentativa de receber benefícios pessoal.
Fonte: Rolim Notícias