Apesar do crescente acesso à informação e à tecnologia, muitos brasileiros ainda encaram o mundo dos investimentos com receio. A ideia de que é preciso ter muito dinheiro, entender de economia ou correr grandes riscos afasta milhares de pessoas de uma prática que poderia transformar suas finanças.
Sem dúvidas, o medo de perder dinheiro é o principal obstáculo. Para muitos, investir parece sinônimo de apostar e ninguém quer ver seu suado salário evaporar. Além disso, a falta de educação financeira desde cedo contribui para que o tema pareça complexo ou inacessível.
“Outro fator é o trauma de crises econômicas passadas, que deixaram marcas profundas na confiança do brasileiro. A instabilidade política e escândalos financeiros também alimentam a desconfiança”, acredita o presidente da cooperativa financeira Sicoob Fronteiras, Carlos Biazi.
Dá para começar a investir com pouco!
O mercado atual oferece opções de investimento para todos os perfis: conservadores, moderados e arrojados. Hoje, é possível investir com valores acessíveis, de forma segura e com o apoio de instituições confiáveis, como o Sicoob Fronteiras, que oferece diversas opções de investimento com transparência, solidez e foco no seu cooperado.
Ou seja, o segredo está em começar, mesmo que com pouco e, nesse sentido, a constância e o tempo são aliados poderosos. “Investir R$ 100 por mês pode parecer pouco, mas ao longo dos anos, com juros compostos, pode se transformar em uma reserva significativa”, explica o presidente do Sicoob Fronteiras.
Perfis de investidores: qual é o seu?
O que vai diferenciar um investidor de outro será a escolha do caminho até seu objetivo, com mais ou menos riscos de variações na forma como seu capital rende. Por isso, conhecer o seu perfil é essencial para escolher os investimentos certos:
Conservador – É aquele que prefere não correr riscos na valorização do dinheiro que decidiu aplicar. Sugestões de investimentos: Tesouro Selic, CDBs, fundos de renda fixa e RDC, que seria o equivalente aos CDBs no âmbito da cooperativa Sicoob.
Moderado – Este tipo de investidor não é completamente avesso ao risco e aceita assumir parte dele para ganhar mais, mas sem deixar de se preocupar com sua segurança. Sugestões de investimentos: Fundos multimercado, debêntures, ações de empresas consolidadas.
Arrojado – Este investidor aceita com tranquilidade os riscos de variação em seus rendimentos ou até mesmo alterações em seu capital investido inicialmente. Sugestões de investimentos: Ações, criptomoedas, fundos de ações e de renda variável.
Como descobrir o seu perfil investidor?
No App Sicoob, você tem acesso a uma ferramenta para Análise de Perfil de Investidor (API) e pode identificar o seu perfil de investidor de maneira dinâmica e prática.
Você precisará responder a um questionário com perguntas de múltipla escolha para descobrir sua tolerância a riscos financeiros e expectativas em relação aos seus investimentos.
Entre as opções de investimentos que o Sicoob Fronteiras oferece, destaque para a Poupança, RDC/Recibo de Depósito Cooperativo, LCA – Letras de Crédito, Tesouro Direto, Renda Variável via Home Broker e Fundos de Investimento Sicoob.
Ao acessar o Portal do Sicoob Fronteiras (https://www.sicoob.com.br/web/sicoobfronteiras/), a pessoa que deseja investir pode conferir todos os tipos de investimentos disponíveis, sanar qualquer dúvida e escolher a opção que melhor se encaixa ao seu perfil.