Informação é com a gente!

06 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

06 de fevereiro de 2026

Série digital resgata memórias da música acreana

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Uma nova série de vídeos está resgatando a rica história da música e da cultura tradicional do Acre. O projeto, chamado Memórias Musicais da Amazônia, traz entrevistas, apresentações e depoimentos de artistas que dedicam suas vidas a manter vivas as práticas musicais do estado.

Disponível no canal do YouTube do Baquemirim, a série já apresenta perfis de grandes nomes da música acreana, como Osmar do Cavaquinho, de 87 anos, conhecido por sucessos como “Beijo Ardente” e “Muchatita”, e Zenaide Parteira, cantora e compositora reconhecida por seus saberes populares e pela canção “É No Balanço Dela”, gravada em parceria com Geraldo Azevedo.

Cada episódio da série mergulha na trajetória de um artista, explorando suas influências, a relação com as comunidades tradicionais e a importância dos ritmos amazônicos em sua identidade musical. O material também destaca Nilton Bararu, do grupo Som da Madeira, Mestre Zé Bolo, do povo Nawa, e Francisco Saraiva Soares, figuras importantes na preservação da cultura local.

“A Mostra Cultural Digital nasce do compromisso de registrar e preservar as práticas musicais dos baques acreanos para que sejam acessadas nos circuitos formais de difusão, atendendo todos os públicos, especialmente às novas gerações”, explica Alexandre Anselmo, coordenador e pesquisador do projeto.

Os artistas entrevistados compartilham suas experiências e reflexões sobre a música, a ancestralidade e o futuro da cultura acreana. Como disse Osmar do Cavaquinho, “A música mora dentro da gente… O que fica para a história é minha música, através de trabalhos como este que estamos fazendo aqui”. A série é uma oportunidade de conhecer e valorizar a riqueza da música do Acre, transmitindo seu legado para as futuras gerações.

Por Jhenyfer de Souza e Renato Menezes, da Rede Amazônica AC

Página inicial / Cultura e Entretenimento / Série digital resgata memórias da música acreana