O quadro “Momento da Inclusão”, que foi veiculado na quarta feira dia 7, na TV Rondônia, trouxe um alerta: pessoas com deficiência severa estão enfrentando problemas para usufruir do transporte adaptado, oferecido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes em Porto Velho.
Os candidatos vêm tendo muitas dificuldades no site para se cadastrar, com isso, não estão podendo acessar o serviço especial. De acordo com relatos apresentados, algumas pessoas não estão conseguindo ter êxito no seu agendamento. A situação tem gerado preocupações entre as pessoas com deficiência e familiares, que dependem do serviço para atividades básicas, como tratamentos, exames periódicos e consultas médicas.
Esse é o caso da Aline Vargas, que é diabética, ficou com deficiência visual total e teve que amputar as duas pernas.
Em nota, a Sentram informou que é importante que os usuários ou responsáveis entrem em contato pelos canais oficiais, pois o sistema pode apresentar falhas ou inconsistência. A secretaria reforçou que o serviço permanece ativo, com as mesmas diretrizes e que o ônibus multissensorial veio para ampliar esse atendimento, não para substituir o serviço anterior.
De acordo com a Sentram, ambos seguem em funcionamento, inclusive no atendimento com as pessoas com deficiência severas, com amputações e deficiência visual. A secretaria informa ainda, que são mais de quatrocentas pessoas cadastradas, que faz uso do ônibus multissensorial no seu dia a dia para a sua melhor comodidade.
Delogo falou que a intenção não é criticar o trabalho que os órgãos públicos realizam para as pessoas com deficiência: “No entanto, temos que noticiar quando não está 100%, porque com essas informações a gente consegue estabelecer parâmetros e oferecer melhorias, mas estamos todos de parabéns, temos mesmo que discutir essas questões, para avançarmos”, declarou o advogado.
É importante frisar que o doutor continua ativo nas redes sociais, trazendo uma série de conteúdos essenciais no TikTok, Kwai e Instagram. Nesta semana, ele destacou o aniversário da Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Porto Velho, celebrando mais um ano de lutas e conquistas em prol da acessibilidade e da inclusão social. Durante a semana, representantes da ASDEVRON relembraram momentos importantes da trajetória da entidade e reforçaram a importância do trabalho coletivo, para garantir os direitos das pessoas com deficiência. “É uma caminhada de muitos desafios, mas também de vitórias. Nossa missão é seguir lutando por mais respeito e inclusão”, afirmou um dos líderes.
Se você deseja acompanhar ou saber mais sobre o tema “Pessoa com Deficiência”, basta acessar o perfil @jailtondelogo.
https://www.instagram.com/jailtondelogo/?igsh=bTg0czJqMTF6ajdn&utm_source=qr#
A inclusão não pode ser apenas um discurso. É preciso garantir que os direitos saiam do papel e cheguem até as pessoas que realmente precisam, para tornar Porto Velho uma cidade mais acessível para todos.