A Semana Municipal de Educação, instituída pela Lei nº 2497 de 08 de julho de 2013, culmina hoje, quarta-feira, 13 de novembro, com um ciclo de palestras que compõem o 7º Seminário de Educação Inclusiva, com o tema “Educação: uma prática em construção”.
O evento, realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir/Ji-Paraná), está sendo realizado no auditório do Instituto Federal de Rondônia, IFRO/Ji-Paraná, que acabou ficando pequeno para os mais de 500 participantes, não só de Ji-Paraná, mas também de cidade vizinhas como Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal e Ouro Preto do Oeste
Durante toda a primeira semana do mês de novembro, como preconiza a Lei Municipal, todas as escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino estiveram envolvidas com atividades voltadas ao estudo das práticas educacionais nas escolas públicas.
O Seminário de Educação Inclusiva marca o encerramento da Semana Municipal de Educação trazendo a Pedagoga, Psicopedagoga e Mestra em Educação Especial, Wania Aparecida Boer para falar sobre “A BNCC e a Educação Especial” nesta manhã.
Conjuntura
À tarde, a partir das 14 horas, o bacharel em Direito e servidor do Tribunal Regional do Trabalho, Ramon Cajuí Freitas mininstra palestra sobre “Análise de Conjuntura Política e Econômica no Estado”. Às 15h45min, acontece o “Momento Fetran”, com a participação de policiais rodoviários federais para falar sobre a experiência do projeto realizado em escolas do Município. E às 16 horas, a Psicóloga Margarete Aparecida Porto encerra a programação com uma palestra motivacional.
O prefeito municipal Marcito Pinto solicitou um relatório com todos os encaminhamentos do seminário. “faço questão de ter uma cópia do relatório com os resultados deste dia de trabalho para que a gente possa discutir o que falta ser feito na educação de Ji-Paraná. O que for possível eu farei compromisso de executar. Esse é o meu compromisso com vocês, educadores, que vocês continuem com foco nessa parte técnica que eu me comprometo a cumprir a minha parte, que é continuar apoiando e trabalhando pela educação de qualidade em nossa cidade”, enfatizou o prefeito Marcito Pinto em sua fala de abertura do evento.
Empenho
Já a secretária Edilaine Nogueira, ressaltou uma vez mais a organização da Semana Municipal de Educação e o empenho dos profissionais em educação pelo trabalho que têm desenvolvido.
“Não podemos deixar de valorizar aquilo que nós já conquistamos. Ji-Paraná hoje é referência em educação para muitos municípios e esse mérito é de vocês. Portanto meus parabéns a todos os profissionais aqui presentes”, disse a secretária.