A secretária municipal de Meio Ambiente (Semeia), Jeane Muniz, representando a Prefeitura de Ji-Paraná, participou, nesta quinta-feira (30), de uma mesa redonda sobre resíduos sólidos urbanos. O encontro foi uma iniciativa da turma do curso de engenharia ambiental 2023 da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). Cerca de 70 estudantes participaram do evento.
Estiveram no encontro a engenheira Luana de Oliveira, analista do NAT/MP, Brunno Carvalho, acadêmico EAS, a engenheira Antônia Luziane Vieira, técnica de fiscalização da Semeia. Professora Margarita Maria Duenãs, departamento de EA e Celso Luiz Moulaz, presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji).

“Esses debates são importantes para a cooperativa, assim como para a população em geral. Ficamos muito satisfeitos em participar. Assim, conseguimos mostrar um pouco do nosso trabalho e orientar sobre a coleta de forma correta”, afirmou Celso Luiz Moulaz.
Comandando a mesa redonda, a professora da turma de resíduos sólidos urbanos, Patrícia Soares, explicou o conceito do lixo, resíduos e rejeitos. “A política nacional de resíduos sólidos conta com a participação de todo cidadão. Por isso, abrimos esse espaço, para tirar dúvidas dos alunos que queriam entender melhor esse contexto”.
Ji-Paraná trabalha de forma ativa com o cuidado com o meio ambiente, atuando dentro das leis. “Nós temos o aterro sanitário, temos coleta convencional sendo recolhida regularmente, temos a coleta seletiva em 10 bairros e estamos implantando para atender 100% da cidade. Esse tipo de debate, com acadêmicos e demais representantes, é muito importante para que todos conheçam o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou Jeane Muniz.