Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

SEMED reúne servidores da educação para discutir medidas de elevação no IDEB das escolas municipais

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu nesta sexta-feira (30), um encontro de mobilização com coordenadores, professores e diretores das 26 escolas da rede municipal de ensino, movimento este que está inserido no Programa Pacto Pela Aprendizagem.

A ação tem o objetivo de capacitar os profissionais em prol dos alunos e definir estratégias de elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O evento aconteceu no auditória da Escola Heitor Villa Lobos.

Com notas acima da meta estipulada pelo Governo Federal desde 2017 para o Ensino Fundamental I e com bons resultados também no Ensino Fundamental II, a SEMED realiza o projeto “IDEB+” proporcionando ações conjuntas com as escolas no intuito de assegurar a todos os estudantes o direito a uma educação pública de qualidade.

Conforme a secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, o encontro foi proposto para dar um apoio e acompanhar os profissionais para dar todo o suporte necessário para que cada escola alcance a meta estipulada. Além da sensibilização dos professores, gestores, orientadores e coordenadores pedagógicos.

“O IDEB depende muito da maneira como é trabalhado, das práticas pedagógicas, do esforço de cada escola e cada professor, do comprometimento também do aluno e dos pais. Não fica só a cargo da escola, porque o IDEB envolve toda a comunidade escolar. Só conseguimos alcançar estas metas se estivermos todos unidos, unindo forças e um ajudando o outro, secretaria, escolas e parceiros”, enfatizou.

Durante a ação, o IDEBINHO foi apresentado aos gestores das escolas. Através do personagem, cada instituição de ensino recebe uma meta a ser alcançada no índice educativo. O movimento contou ainda com a participação do coordenador do Programa Pacto pela Aprendizagem, Valdo Alves e sua equipe, no qual tem somado para obter melhores resultados nas avaliações externas da Prova Brasil.

A professora Nadir da Silva Lima acredita que as palestras ministradas no encontro só têm a agregar na aprendizagem dos alunos em sala de aula.

“Professor não trabalha sozinho e essas capacitações são muitas boas pra gente. Na sala de aula não estamos sozinhos, temos que ter um suporte, estar todo mundo envolvido pela educação e essa ação vem só para nos ajudar e contribuir bastante para bons resultados nas avaliações”, analisou.

O IDEB é realizado a cada dois anos para avaliar a qualidade da educação básica, através de provas de português e matemática. Além de analisar as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar. A meta estipulada em 2019 para o Ensino Fundamental I é de 5.5 e para o Ensino Fundamental II é de 5.

Página inicial / Educação / SEMED reúne servidores da educação para discutir medidas de elevação no IDEB das escolas municipais