A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná firmou parceria com o Ifro para a inserção da robótica educacional como ferramenta no processo de aprendizagem nas escolas municipais. Inicialmente, o projeto vai atender alunos do 6º ao 9º ano da zona rural. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres de Pontes é a primeira a ser contemplada.
O ensino de programação com robótica educacional (Lego) é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto começou, em 2015, no Campus Ifro de Ji-Paraná, sendo o pioneiro emRondônia. É a primeira vez que as atividades serão aplicadas fora do instituto.
Cada turma de até 40 alunos das escolas terão 20 horas de formação. Com a metodologia sobre lógica e linguagens de programação da montagem e robôs.
Os monitores que compartilharão conhecimento com as crianças são alunos do instituto que estão concluindo a formação e especializados como professores da área. Na reunião do projeto, quatro dos principais robôs foram apresentados. Eles são denominados como montador de cubo, seguidores de linha e robô Neymar.
“Eu acho incrível essa parceria, porque a robótica é essencial nos dias de hoje. A linguagem de programação e a lógica, que é o que a gente ensina, é necessária para que você tenha entendimento do mundo ao seu redor. Então, tenho certeza que esse conhecimento vai gerar muitas oportunidades aos alunos das escolas do município”, afirmou Martin Rodrigues, aluno monitor do Ifro.
A Semed vai ofertar o transporte para os alunos do instituto irem até as escolas rurais. Os laboratórios de informática de cada centro de ensino também serão usados durante as aulas. Em campo, o trabalho será realizado de forma gradativa e o objetivo é que, futuramente, o projeto atenda todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME).