A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Ji-Paraná promove, amanhã, a Feira Empreende Mulher. O evento vai das 18h às 22h, na Praça Bruno Calixto (Praça do Jardim dos Migrantes).
A feira é uma das muitas ações realizadas pela Semas em agosto, quando se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha. O foco está no tema do Agosto Lilás, campanha de conscientização, esclarecimentos, enfrentamento à violência contra a mulher.
Esta será a primeira edição da feira, que surgiu a partir das oficinas dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde foi observada a necessidade de despertar e incentivar as mulheres assistidas pela Semas a empreender.
“O projeto surgiu para possibilitar que as mulheres conquistem a independência financeira, também dar para as mulheres que sofrem violência doméstica a possibilidade de sair das situações de abusos e ciclos de violência”, destacou Ana Maria Santos Vizeli, titular da Semas.
Interesse
A frase motivadora para essa ação é “Mulheres que empreendem, transformam”. Para você que tem interesse em participar da feira, entre em contato com a Semas ou com a Casa da Mulher Ji-paranaense.
A feira vai além de comidas, bebidas, entretenimento e o comércio de produtos produzidos pelas mulheres assistidas pela Semas e demais mulheres empreendedoras, pois a ação tem como objetivo principal o incentivo ao empreendedorismo feminino da nossa cidade, visto que houve curiosidade, interesse e gerou demanda por parte de mulheres que já são empreendedoras no Município.
Acolhimento
“O incentivo a assistência e cuidados social com as mulheres atendidas pelos CRAS e na Casa da Mulher Ji-paranaense, que é uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, é uma proposta de campanha do Prefeito Isaú Fonseca [MDB], que tem o olhar voltado para as necessidades daqueles que estão em vulnerabilidade social, em especial as mulheres e crianças. São ações sociais que ele prometeu que faria em sua gestão e, tão prontamente, vem realizando, por meio da equipe da Semas e voluntários. A ideia é, a partir de agora, realizar a ação Empreende Mulher pelo menos três vezes por ano”, afirmou Ana Maria.
Agosto Lilás
Essa é uma feira voltada ao empreendedorismo feminino, onde estarão participando as mulheres atendidas pelo CRAS, mas também está aberta às demais mulheres empreendedoras do Município que tiverem interesse em participar.
Dentro das comemorações do Agosto Lilás, há também as ações das idealizadoras do Projeto Abrace Mulher, da Casa da Mulher Ji-paranaense, a assistente social Leda Santana Elias e a psicóloga Paula Cristina Gomes Rocha, onde estão sendo arrecadados itens de produtos para cuidados e higiene pessoal.
Vulnerabilidade
Com os produtos, a Semas vai confeccionar kits, que serão doados para mulheres que estão em vulnerabilidade social e que estão sendo atendidas nos CRAS e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“São mulheres que já passaram por violência, que tiveram seus direitos violados e, por isso, precisam ser assistidas, o que inclui cuidados emocional, físico e também cuidados de higiene pessoal e com a aparência para a melhora da auto estima e bem estar delas”, afirmou a titular da Semas.










