Foram dois dias (21 e 22), divididos em disseminação de conhecimento teórico e prático, no qual agricultores da Região do Vale do Jamari tiveram acesso gratuito a técnicas de fertirrigação do café.
Promovido pelas Secretarias de Agricultura do Estado (Seagri) e de Ariquemes (Semaic), além da Universidade Federal de Rondônia (Unir), temas relacionados a conceitos, cálculos e manejo, qualidade da água e dos fertilizantes utilizados na técnica, foram amplamente debatidos. O facilitador do conteúdo foi o Engenheiro Agrônomo e Professor da Unir – Campus Rolim de Moura, Jairo Rafael Machado Dias.
A parte prática, realizada numa propriedade Rural produtora de café, contemplou o conhecimento dos equipamentos, preparo das caldas e fertilizantes, e operacionalização do sistema em áreas de produção.
O que é?
É uma técnica que utiliza água de irrigação para levar nutrientes diretamente até as raízes, por meio do sistema mais adequado à cultura. Pode ser usada em qualquer fase da produção, além de economizar mão-de-obra, aumenta a eficiência na utilização dos fertilizantes e consequentemente, amplia a produtividade e a qualidade do fruto.