
‘Octopus’, coordenada pelo MP-AP com apoio das polícias Civil e Federal, descobriu esquema de corrupção em vários municípios a partir de denúncias em Ferreira Gomes. Operação Octopus – Gaeco e PF durante diligências em Macapá
MP-AP/Divulgação
Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (23) a operação ‘Octopus’ com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que atua no desvio de recursos públicos em vários municípios do Amapá. As buscas coordenadas pelo Ministério Público Estadual (MP-AP) com apoio das polícias Civil e Federal acontecem em bairros de Macapá e 6 municípios do interior.
Mais de 200 agentes cumprem 12 mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão na capital, além de Ferreira Gomes, Cutias, Santana, Itaubal e Tartarugalzinho.
Os nomes dos investigados não foram informados, nem os locais onde ocorreram as diligências, mas o G1 levantou que as buscas ocorreram em residências, empresas e órgãos públicos.
Operação Octopus – viaturas da Polícia Civil na sede do MP-AP, em Macapá
Rafaela Bittencourt/Rede Amazônica
O MP detalhou que a apuração do caso iniciou em 2019 e levantava o desvio de recursos públicos na prefeitura de Ferreira Gomes. Entretanto, foi descoberto que a organização criminosa atuava ainda em outros municípios.
Entre os crimes investigados estão: fraude à licitação, organização criminosa, falsidade documental e ideológica, corrupção ativa e passiva, prevaricação e lavagem de dinheiro.
O MP informou que mais esclarecimentos da operação serão feitos em coletiva de imprensa à tarde.
As equipes são lideradas pelos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Andréa Guedes, Socorro Pelaes e Rodrigo Assis.
Confira a composição das diligências:
52 membros do Gaeco, Núcleo de Inteligência do MP e Gabinete Militar
32 agentes da PF
20 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
50 integrantes da Polícia Civil (agentes e delegados)
56 militares da PM (Bope e Força Tática)
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:











