“Juntos salvamos vidas”. Com este tema, a Prefeitura de Porto Velho promoveu, ontem, o lançamento oficial da campanha internacional “Maio Amarelo”. O movimento busca sensibilizar a população sobre um trânsito mais seguro. A cerimônia ocorreu no Prédio do Relógio.
A mobilizadora local é a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), tendo como foco das incitativas os motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, os atores do trânsito.
Para o assessor executivo da Secretaria Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, as ações buscam fortalecer a educação com a proposta de diminuir os acidentes de trânsito e mortes.
“Teremos blitzes educativas e também de fiscalização. Em paralelo a isso, já vem sendo executado os trabalhos de modernização de semáforos, da sinalização das vias públicas, principalmente após o trabalho de asfaltamento e recapeamento das ruas e avenidas, com pinturas das faixas, instalação de olho de gato, entre outros”, disse.
Expectativa – Com a presença intensificada dos agentes de trânsito, a expectativa é de aumento da segurança viária. Segundo o titular da Semtran, Victor de Oliveira Souza, a ideia é trazer a atenção necessária ao assunto. “É um mês de destaque e conscientização à população sobre o risco diário que se tem no trânsito. A Secretaria segue com as ações de educação no trânsito, blitz educativa e ostensiva, quando necessário, visando diminuir sinistros, inibir acidentes visando a melhoria e a segurança”, afirma. Em 2021, foram registrados mais de 64 mil acidentes em todo o país, com mais de 71 mil feridos e mais de 5,3 mil mortes. A maior parte das imprudências é por excesso de velocidade e direção após a ingestão de bebida alcoólica e o uso de celular ao volante.











