Evento promovido pelo Idesam em parceria com a Fundação Rede Amazônica e Impact Hub Manaus discute a bioeconomia na região.
Manaus (AM) – Aconteceu na última quarta-feira (13) o segundo encontro do “Meetup Acelera Amazônia – Edição Bioeconomia,” uma série de eventos temáticos realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), em colaboração com a Fundação Rede Amazônica e o Impact Hub Manaus, com alcance em toda a Amazônia Legal. Desta vez, o foco das discussões recaiu sobre a cadeia produtiva do Açaí.
O objetivo do evento é estabelecer conexões entre os diversos atores envolvidos na bioeconomia amazônica, criando uma agenda mensal de diálogo e colaboração para abordar os principais desafios e perspectivas do desenvolvimento econômico sustentável na região.
Promovendo a Bioeconomia na Amazônia
A diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Mariane Cavalcante, destacou a importância do evento para o desenvolvimento da região amazônica: “Um dos pilares da Fundação é a inovação, então é muito importante a gente se associar a parceiros que têm os mesmos valores que a gente. Uma das missões da Fundação, assim como o Grupo Rede Amazônica, é integrar e desenvolver a Amazônia, e isso faz muito sentido pra gente, apresentar atores que fortalecem a bioeconomia e todo esse ecossistema.”
Carlos Koury, diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e coordenador do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), destacou a relevância da cadeia produtiva do Açaí para a região norte do Brasil. Ele enfatizou que o Açaí é uma das poucas frutas da Amazônia que já conquistaram uma posição sólida no mercado global e que o evento proporciona um espaço para discutir desafios, oportunidades, boas práticas de produção e produtos de alto valor agregado.
Promovendo Novos Negócios e Investimentos
Além das discussões sobre a bioeconomia, o evento incluiu um debate com especialistas em negócios, Lindomar Goes (PRODESC – Tucuju Valley) e Luciana Minev (Singulari Consultoria), bem como um espaço chamado “Momento Pitchday,” onde três novos empreendimentos tiveram a oportunidade de se apresentar ao ecossistema.
Juliana Teles, co-fundadora do Impact Hub Manaus, enfatizou que o evento visa promover o engajamento dos negócios amazônicos e fortalecer a colaboração entre as comunidades que trabalham ou se interessam pela bioeconomia.
A expectativa é que, ao final da série de encontros, que ocorrerão até dezembro, o evento alcance todos os estados da Amazônia Legal.
Para assistir ao segundo evento, acesse: https://g1.globo.com/am/amazonas/ao-vivo/meetup-acelera-segundo-evento-da-temporada-destaca-o-acai.ghtml
Sobre o Idesam
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua na Amazônia Legal. Desde 2004, trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações, sendo reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Saiba mais em: www.idesam.org
Sobre o Impact Hub Manaus
Atuando há 06 anos em Manaus, o Impact Hub Manaus é um centro de empreendedorismo e inovação de impacto e faz parte de uma rede global de hubs que buscam impactar o mundo e suas respectivas regiões. O Impact Hub Manaus promove o desenvolvimento regional por meio de coworking, programas de aceleração de negócios e eventos de networking. Para saber mais, visite: https://impacthubmanaus.com.br/
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica (FRAM) é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região. Saiba mais em: https://portalamazonia.com/fram