18 de outubro de 2024

Segundo Distrito de Ji-Paraná terá o fornecimento de água alterado

A Caerd vai alterar o formato de abastecimento de água potável enviada aos moradores do Segundo Distrito. A medida visa melhorar o fornecimento, especialmente dos bairros que vem sofrendo com problema de desabastecimento na cidade, a exemplo do São Cristovão e Nossa Senhora de Fátima.
A ação, explicando a alteração nos dias e horários de abastecimento de água potável para a população do 2º Distrito, foi anunciada durante uma coletiva de imprensa, realizada na manhã de sexta-feira (27), com a presença do superintendente regional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Carlos Rebouças,  o Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Ji-Paraná (Agerji), Clederson Viana, e do vereador Izaías Arnica (PSB), que representou o Poder Legislativo.

Parte baixa

De acordo com Resolução 001/2018, publicada pela Agerji, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de julho, o abastecimento será feito em dias alternados, para parte baixa, T-16 para baixo, e parte alta, T-17 para cima. O horário será das 4 horas da manhã até meia noite para a parte baixa. De meia a noite até as 4 horas do dia seguinte será o período de reabastecimento dos reservatórios. A partir das 4 horas as bombas voltam a ser ligadas para abastecer a parte alta. E assim sucessivamente em dias alternados. A alteração visa melhorar o abastecimento para toda aquela região da cidade.
“Atualmente as duas regiões eram abastecidas por dez horas por dia. Com a alteração, cada uma receberá cerca de 20 horas de abastecimento em dias alternados. Sabemos que não é a melhor solução, mas o objetivo da mudança é melhorar o fornecimento até que esteja finalizada a obra do Pac, que visa a substituição da adutora, que não comporta a quantidade necessária de água para aquela região da cidade”, explicou Clederson Viana, presidente da Agerji.

Estudo

Um estudo foi realizado pela Agência em conjunto com a Caerd, para que verificasse melhor forma de minimizar os problemas no abastecimento que tem sido racionado, principalmente na região mais alta do 2º Distrito, como os bairros São Cristóvão e Nossa Senhora de Fátima.