Embaixada no país já recebeu informações de mil pessoas querendo retornar
O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) designado pelo governo para operações de resgate em Israel já decolou da Base Aérea de Brasília. Este é o segundo de um total de seis aviões que serão empregados para repatriar cidadãos brasileiros que buscam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado no último fim de semana. O KC-30 decolou às 16h20, com destino à cidade de Roma, na Itália, de onde seguirá para Tel Aviv, em Israel.
O primeiro avião, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, partiu do Brasil no domingo (8) e já está na capital italiana. A previsão é que essa primeira aeronave decole rumo a Tel Aviv até esta terça-feira (10).
De acordo com o Itamaraty, estima-se que pelo menos 30 brasileiros residam na Faixa de Gaza, com outros 60 em Ascalão e em áreas afetadas pelo conflito. Em Israel, a embaixada brasileira já havia registrado, até o último domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em retornar ao Brasil. A maioria dessas pessoas é composta por turistas que se encontram em Israel.
Nos últimos anos, as Forças Armadas brasileiras conduziram quatro operações de repatriação, utilizando aeronaves e veículos terrestres, na Turquia, Ucrânia, China e Bolívia. Essas operações resultaram no resgate de aproximadamente 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, demonstrando o comprometimento com a segurança e o bem-estar de seus cidadãos em situações adversas.