A Prefeitura de Ji-Paraná, com ações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está intensificando o melhoramento das estradas vicinais na zona rural do município. Estradas vicinais são vias não pavimentadas que são usadas como conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos.
Com o uso de duas patrol e caminhão-pipa, nesta semana, uma das equipes de patrolamento da Semosp, deu início aos trabalhos de limpeza e nivelamento das estradas do setor das 200, começando pela Linha 101, km 16, sentido Ouro Preto do Oeste. Nele, a ação vai beneficiar cerca 190 km de vias de responsabilidade do município.
Neste ano, os trabalhos de recuperação das estradas vicinais começaram pelo setor Gleba G, restaurando cerca de 135 km de vias. Foram beneficiadas as vias de acesso ao Setor Chacareiro, Linha Gazoli, Linha 16, da 2ª Perdida até a 5ª Linha, além dos travessões e fundiárias.
Barrancos
As obras avançam por estradas do Setor Riachuelo, com a limpeza de barrancos e de bueiros, patrolamento e encascalhamento dos pontos críticos. Os serviços ocorreram na Linha 128, seguida da 98. Naquele setor, conforme cronograma, serão recuperados, aproximadamente, 300 km de estradas rurais, da Linha 74 e à Terra Indígena Igarapé Lourdes.
De acordo com a Semosp, com cerca de 100 km de vias rurais, o Setor Itapirema será o último a ser recuperado. Diariamente, veículos leves e pesados trafegam pelas estradas rurais de Ji-Paraná, realizando diversas atividades, desde o transporte de estudantes até o escoamento da produção agrícola, turismo e outros fins.