A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Ariquemes contemplou nos últimos dias a Comunidade do Hortifrutigranjeiro, localizada no KM 12 da RO-257, com um parquinho fabricado com madeira apreendida. A parceria da SEMA com o Tribunal de Justiça (TJ-RO) ocorre por meio do Juizado Especial Criminal (JECRIM) da Comarca de Ariquemes e a produção dos brinquedos acontece com mão-de-obra de apenados do regime semiaberto.
Composto por balanços, escorregadores e gangorras, os playgrounds já foram instalados em 34 localidades (Praças, Comunidades e Parque Botânico). Mobiliários entre mesas e bancos também são produzidos pelos projetos “Construindo a Liberdade” e “Mãos que Transformam”. Em ambos projetos, além da ressocialização dos apenados, eles ainda são profissionalizados em marcenaria por um servidor da SEMA, os quais promovem bem-estar e opções de lazer para a população local, revitalizando praças e áreas verdes.
De acordo com o Secretário da SEMA, Vilmar Ferreira, novos parquinhos estão em construção e outras localidades da cidade devem ser contempladas em breve. “Os brinquedos são produzidos conforme a necessidade e hoje existem cerca de seis na fase de produção e que serão instalados daqui pra frente (sic).” Citou.
ACADEMIA AO AR LIVRE
A SEMA também fez a instalação de aparelhos para uma academia ao ar livre na comunidade. O conjunto de equipamentos é semelhante aos encontrados em academias convencionais e permitem a execução de mais de vinte movimentos para trabalhar a musculatura do corpo, tudo com o objetivo de proporcionar aos moradores locais um novo local de lazer e incentivo à prática de atividades físicas.
A aquisição dos equipamentos é oriunda de emenda parlamentar do Deputado Federal Lúcio Mosquini (MDB), no valor de R$ 15.889 (quinze mil, oitocentos e oitenta e nove reais). Adquirido por compra direta do Estado, os equipamentos foram enviados pelo Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO).