A Secretaria de Educação de Ji-Paraná (Semed) encerrou, terça-feira (13), o primeiro curso básico de Libras (língua brasileira de sinais) de 2025. A solenidade para entrega dos certificados de conclusão ocorreu no auditório da Semed para os 47 formandos
De acordo com a coordenadora do Ensino de Libras da Semed, Bruna Monteiro, inicialmente, o curso, com 40 horas de duração, foi oferecido aos servidores da pasta para que pudessem se comunicar com as pessoas surdas. “As vagas remanescentes foram oferecidas para a comunidade”, lembrou.
Segundo ela, o curso teve duração de três meses (com aulas semanais e no período da manhã). Ela explicou que a formação completa é dividida em: básico, intermediário e avançado. “Em junho [ainda sem data definida], começa o curso intermediário, também com 40 horas”, frisou.
Conforme com a superintendente de Ensino da Semed, Verônica Oliveira, para que a pessoa interessada participe do curso “intermediário” é preciso que ela tenha concluído o “básico”. “Mesmo que tenha concluído o curso em outro momento”, acrescentou.
“O curso é importante para que as pessoas tenham o primeiro contato com os surdos com lojas, agências bancárias ou espaços não escolares”, explicou a professora Juliana Isabel Ribas, que nasceu surda e utiliza Libras como a primeira língua. A fala dela foi traduzida pela intérprete Paula Martins.
Desde 2010, a Semed forma turmas para o aprendizado da língua de sinais, com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas surdas no ambiente escolar e na sociedade. Ela é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas surdas.
