18 de setembro de 2024

Sebrae dá apoio para agregar valor ao produtos indígenas

peixe-post-madeirao-48x48

Sebrae dá apoio para agregar valor ao produtos indígenas

peixe-post-madeirao

Últimas notícias

Em Cacoal, por meio da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Coopaiter), está acontecendo a comercialização de castanhas in natura, a preços baixos e apenas no mercado local. Ainda quando governador, Daniel Pereira atual diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, e o diretor técnico Samuel Almeida, articularam apoio junto à Coopaiter em um de seus projetos de beneficiamento da castanha para posterior comercialização para a Coreia do Sul. Anteriormente, a própria cooperativa já havia feito esse contato com compradores coreanos.

O Governo do Estado de Rondônia forneceu parte do material necessário para o beneficiamento, mas não todos os equipamentos. Os procedimentos precisam ser realizados com um layout adequado à produção em maior escala e, principalmente, estabelecer gestão para a comercialização. Essa capacidade administrativa em maior escala tornará possível a exportação para a Coreia do Sul. Os aspectos de logística também precisam de atenção, porque a Coopaiter não possui local adequado para instalação do processo produtivo.

A diretoria do Sebrae colocou o escritório regional de Cacoal, com a analista Thuylla Gomes Ribeiro, como interface junto à representante da cooperativa Elisângela Suruí. Sua primeira atribuição foi descobrir quais eram suas necessidades para avançar nessa iniciativa e foi apresentada a demanda por um projeto de viabilidade técnica, econômica e financeira para compra de maquinário. Como o povo Suruí não dispõe de recursos para pagar pelos projetos, Thuylla procurou a Universidade Federal de Rondônia e em contato com os professores e coordenadores do curso de Engenharia de Produção, foi verificada a possibilidade do projeto ser realizado como extensão do curso. Eles aceitaram, o projeto será desenvolvido pela Empresa Júnior do curso a custo zero. E no dia 25, segunda-feira, foi realizada a primeira reunião de início do projeto no campus da UNIR em Cacoal e o Sebrae foi o articulador dessa parceria.