Informação é com a gente!

27 de novembro de 2025

Informação é com a gente!

27 de novembro de 2025

Se a viagem fosse um filme, 46% dos brasileiros escolheriam uma comédia romântica, mostra pesquisa

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

Quando o assunto é explorar o mundo, o Brasil lidera em criatividade, humor e muita personalidade. Uma nova pesquisa* da Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo –, realizada com viajantes do Brasil, da Argentina, da Colômbia e do México, revela referências culturais inesperadas e divertidas, que ajudam a moldar a forma como os brasileiros planejam, vivem e lembram de suas viagens. 

Para quase metade dos entrevistados do país (46%), se seu estilo de hospedagem fosse um gênero cinematográfico, ele seria uma comédia romântica. Essa escolha remete a experiências acolhedoras, uma vista encantadora da janela e café da manhã incluso – como nos filmes que despertam sensações de romance e bem-estar. Essa resposta teve como destaque as mulheres (52%) e pessoas de 45 a 54 anos (50%). 

Na segunda posição está o filme indie (23%), que remete a uma experiência de estadias com charme em bairros alternativos, bilhetes escritos à mão e aquele clima perfeito para reflexões. Também ganham destaque as acomodações com cara de filmes de mistério e suspense (20%), com pátios escondidos, entradas com uma atmosfera noir e aquela sensação de nunca saber o que se vai encontrar – mas que valerá a pena, principalmente para homens (24%) e pessoas de 55 a 64 anos (23%). 

Além dos gêneros mais populares, outros estilos também revelam nuances interessantes da personalidade do viajante brasileiro. A comédia familiar (18%) traduz o desejo por casas espaçosas e confortáveis, ideais para crianças e animais de estimação; o drama de época (16%) evoca experiências mais sofisticadas, como castelos e pousadas históricas; já o reality de sobrevivência (14%) reflete o gosto por improviso e situações fora da zona de conforto – como campings e noites de sono embaixo das estrelas. 

A viagem como trilha sonora pop 

Na mesma linha de associações culturais, a Booking.com também quis entender qual seria o estilo musical se a viagem fosse uma playlist. Para um terço dos viajantes brasileiros (34%) a resposta é o pop, ou seja, férias cheias de momentos animados e divertidos. Em segundo lugar aparece o rock (25%), com um clima de aventura e energia intensa e, em terceiro, a salsa (22%), associada a férias alegres com os amigos. 

Outros gêneros musicais também ajudam a compor o imaginário da experiência ideal de viagem. A música clássica (19%) foi associada a jornadas culturais, com foco em história, arquitetura e museus. Já o country (19%) remete a paisagens naturais no interior e em fazendas, enquanto a música eletrônica (17%) traduz uma energia noturna, com um roteiro dedicado a bares e festas. 

“A Lua de Mel Continua”: o filme da viagem brasileira 

Se uma viagem fosse uma sequência de filme, o título, para 23% dos brasileiros, seria “A Lua de Mel Continua”. A escolha traduz o desejo por viagens cheias de romance e memórias afetivas. Outra parcela significativa (22%) se identificou com “Reservas Rápidas e Furiosas”, que representa o entusiasmo por planejar a próxima escapada antes mesmo da atual terminar. Por fim, “Da Mochila ao Cartão Sem Limite (15%) representa o desejo de evolução nas experiências de viagem – da simplicidade do mochilão às comodidades de alto padrão, especialmente entre viajantes de 35 a 44 anos (20%).