Semusa promove atendimento com caminhoneiros e motoristas

peixe-post-madeirao

Semusa promove atendimento com caminhoneiros e motoristas

peixe-post-madeirao
DEZEMBRO VERMELHO (3)

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu uma ação da Campanha Dezembro Vermelho, mês de combate ao vírus HIV, com atendimentos aos caminhoneiros e demais motoristas que trafegam pela BR-364.

A ação aconteceu nesta quinta-feira (9), das 8h às 15h, contando com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da universidade São Lucas, no Posto da PRF em Ji-Paraná, na altura do KM-352 da BR-364.

Os motoristas que passaram pelo Posto da PRF puderam realizar os testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e das hepatites B e C, além da medição da glicemia e da pressão arterial e da vacina contra a Covid-19.

“Está ação foi desenvolvida visando os caminhoneiros, que muitas vezes não têm tempo para ir à uma consulta médica. Se essas pessoas não podem ir até a Semusa, a Semusa vem até eles, para que toda população seja atendida”, explicou o diretor do Departamento de Serviços Especializados (DSE), Relrisson de Souza Soares.

Foram realizados 228 testes rápidos e 57 aferições de pressão cardíaca e glicemia capilar, além de 40 vacinas contra Covid, entre a primeira, segunda e terceira dose. A PRF realizou a abordagem aos motoristas e os alunos e estagiários da São Lucas, auxiliados pela equipe do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST), ficaram responsáveis pelos atendimentos de Saúde.

“Foi uma parceria muito produtiva, entre a Prefeitura de Ji-Paraná, a PRF e a universidade São Lucas. A Polícia Rodoviária disponibilizou uma equipe para realizar abordagem aos motoristas, enquanto os alunos nos auxiliavam nos atendimentos”, destacou a enfermeira do DSE, Tatiane Mendes da Silva.