Projeto Fila Zero: Expectativa para início das cirurgias é de cerca de 30 dias

peixe-post-madeirao-48x48

Projeto Fila Zero: Expectativa para início das cirurgias é de cerca de 30 dias

peixe-post-madeirao

Mais 160 pessoas passaram por avaliações médicas do Projeto Fila Zero de cirurgias eletivas. Os atendimentos foram realizados pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na noite de quarta-feira (15), no Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Em duas semanas, o projeto avaliou mais de 300 pacientes e a expectativa para início das cirurgias deste público é de 30 dias.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as cirurgias eletivas, realizadas no Hospital Dr. Claudionor Couto Roriz, foram paralisadas em 2020. Com a intenção de zerar a fila de espera, o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), determinou que o projeto fosse criado, atendendo à demanda acumulada nos últimos meses.

“Ficamos muito tempo impedidos de realizar esses procedimentos, devido à pandemia de Covid. Por conta disso, a fila de pacientes à espera de uma cirurgia eletiva cresceu muito. Para atender essa demanda, o prefeito Isaú Fonseca determinou que criássemos o programa, zerando a fila de espera por cirurgias”, detalhou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Semusa.

Exames

Após a avaliação, os pacientes são encaminhados para os testes rápidos, que foram realizados no próprio CER III, e, posteriormente, às consultas e exames pré-operatórios. As cirurgias ocorrem de acordo com o tempo de espera e o nível de urgência de cada paciente. A Semusa espera zerar a fila de espera até o fim de 2021.

“No próximo ano, nós queremos acabar totalmente com a fila de espera por cirurgias eletivas. Nossa expectativa é que os pacientes aguardem, no máximo 60 dias, para passar pelos procedimentos”, explicou Wanessa.

O Projeto Fila Zero foi iniciado em agosto, com a realização de 127 cirurgias eletivas no mês. Em setembro, a estimativa é de cerca 200 operações e, em outubro, o número de intervenções deve se aproximar de 300.

São realizados procedimentos ginecológicos e gerais, como cirurgias de hérnias, cálculo na vesícula, cistos no ovário, cirurgias intestinais, correção de traumas, laparotomias, hemorroidectomia, fístulas e apendicite.