Programa de Saúde da Mulher atua na prevenção e promoção do bem-estar na capital

peixe-post-madeirao-48x48

Programa de Saúde da Mulher atua na prevenção e promoção do bem-estar na capital

peixe-post-madeirao

No Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho intensifica os atendimentos do Programa de Saúde da Mulher e  também realizará ações itinerantes.

Na prática, a política de atenção integral à saúde da mulher atua na prevenção e promoção à saúde. Os serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos.

Entre os serviços ofertados estão o de prevenção do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

O acesso ocorre por meio da estratégia de saúde da família com agendamentos prévios ou demanda espontânea.

“Pela estratégia, a moradora já está vinculada a uma equipe específica daquela unidade de saúde, mas a moradora que esteja fora dessa área de cobertura pode procurar, inicialmente, uma UBS mais próxima que será atendida”, explica a coordenadora do programa, Ana Emanuela Carvalho Chagas.

Após a avaliação, muitas mulheres podem necessitar de um atendimento especializado, que é ofertado pelos serviços gerenciados pelo departamento de média e alta complexidade. Entre os serviços estão o de ginecologia, ultrassonografia, obstetrícia, mamografia e métodos de controle reprodutivo de longa duração, como a inserção de DIU, laqueadura e vasectomia.

Já os casos de violência sexual são atendidos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, referência nesse tipo de acolhimento e aplicação de profilaxias para combater eventuais contaminações resultantes do crime.

Segundo a Coordenação do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os serviços mais procurados pelas moradoras são o pré-natal, planejamento reprodutivo e preventivo para o câncer de colo de útero.