Profissionais da saúde de Porto Velho começam a ser vacinados contra a Covid19

peixe-post-madeirao

Profissionais da saúde de Porto Velho começam a ser vacinados contra a Covid19

peixe-post-madeirao
VACINA.-CORONAVAC.-19-01-21.-FOTO.-RONI-CARVALHO-24-800x533

A Capital de Rondônia foi a primeira a começar a vacinação contra a Covid-19 no estado. Na manhã terça-feira (19), chegou o primeiro lote da vacina Coranavac na Base Aérea de Porto Velho. As doses foram encaminhadas para rede de frio do estado e reservadas para o município.

Enquanto isso os profissionais municipais da linha de frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência aguardavam os primeiros lotes de imunização.

Por volta das 12h, Dona Maria Nogueira de 57 foi vacinada contra a Covid-19, ela que é servidora da Emergência da Policlínica José Adelino conta o que a chegada da vacina representa em meio a pandemia. “A chegada da vacina é uma emoção que não sabemos explicar. Espero que as pessoas não tenham medo da vacina. E que se cuidem e tomem a vacina”, disse ela.

Chegada das doses

O Prefeito de Porto Velho esteve presente na abertura de vacinação contra a Covid-19 e ressalto que a chegada das doses representa um dia histórico. “Junto com as doses de vacina veio a esperança para Porto Velho e para Rondônia. Esperança de dias melhores, ainda mais depois de tanto tempo, tantas perdas e tanto sofrimento da população. Esse é apenas o primeiro passo para a solução desta pandemia de uma vez por todas”, disse.

No total foram destinadas 18 mil vacinas para a Capital, ou seja, serão 9 mil pessoas imunizadas com duas doses contra a Covid-19.

Primeiro lote

Hildon também ressaltou que esse primeiro lote será destinado apenas para os profissionais de saúde da linha de frente contra o coronavírus, 400 indígenas e 140 idosos em asilos. “Essa quantidade de doses é o suficiente para vacinar, todo esse contingente importantíssimo da população. Se não tivermos médico sadios não teremos pessoas para atender a população de Porto Velho. Esse é o protocolo do Ministério da Saúde que vai ser seguido rigorosamente. É apenas o primeiro passo, mas ainda temos um longo caminho para imunização total”, disse.

Nas Upas

A Secretária da Semusa Eliana Pasini confirmou que a partir de quarta-feira (19), iniciam as vacinas nos locais de trabalho dos profissionais da saúde. “Hoje iniciamos no Samu, e a partir de quarta estaremos todo dia em uma unidade e hospital vacinando os servidores. As vacinas ficam com o município e as equipes saem para realizar a vacinação. Amanhã (hoje) as equipes já estarão nas Upas e depois nos hospitais até que a gente consiga fazer todas as doses”, disse a Secretária. (SGC)