Mais de 600 testes rápidos são feitos durante drive-thru em Ji-Paraná

peixe-post-madeirao

Mais de 600 testes rápidos são feitos durante drive-thru em Ji-Paraná

peixe-post-madeirao
testes jipa2

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou 663 testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (Covid-19), durante o drive-thru de testagem, realizado na segunda-feira (12), no primeiro distrito de Ji-Paraná. No total, 87 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença, ou seja, aproximadamente 13% dos testes realizados na ação.

O drive-thru foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio do Programa Mapeia Rondônia, que tem o objetivo de testar em massa a população do estado. Esta foi a 12ª ação em todo o estado e a segunda realizada em Ji-Paraná.

“O mais importante do drive-thru é identificar as pessoas positivas, que estão por aí disseminando e contaminando outras pessoas. Então, essas pessoas foram orientadas a ficar isoladas, em quarentena, durante dez dias”, explicou o titular da Sesau, Fernando Máximo.

Antígeno

O teste realizado na ação foi o do tipo antígeno, usando coleta com o procedimento de swab nasal (haste flexível). As pessoas que testaram positivo para a Covid-19 foram encaminhadas para avaliação clínica no local.

“Além do tratamento que oferecemos aqui no drive-thru, esse paciente vai poder se cuidar, perante a sociedade e também perante seus familiares, para que ele não venha a transmitir esse vírus para mais pessoas”, afirmou Ivo da Silva, secretário da Semusa de Ji-Paraná.

União

Segundo o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), outras ações semelhantes deverão ser realizadas no município, buscando conter a disseminação do coronavírus. Isaú ressaltou a importância da união entre a Prefeitura de Ji-Paraná e o Governo de Rondônia.