Ji-Paraná: Secretaria de Saúde prepara atendimento noturno do Novembro Azul

peixe-post-madeirao

Ji-Paraná: Secretaria de Saúde prepara atendimento noturno do Novembro Azul

peixe-post-madeirao
novembro azul

A Prefeitura de Ji-Paraná, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou a programação dos atendimentos da Campanha Novembro Azul, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata.

Para aumentar o alcance da campanha, a Semusa preparou atendimentos noturnos, a partir da segunda-feira (8), das 18h às 22h. Os pacientes podem agendar as consultas diretamente na Unidade Básica de Saúde referência do bairro em que residem.

“Assim como foi feito na Campanha Outubro Rosa, também vamos realizar o atendimento noturno no Novembro Azul. É uma maneira de cuidar da saúde dos homens de nossa cidade, oportunizando o atendimento aos moradores que não podem comparecer às UBS durante o horário de funcionamento habitual”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB da Semusa.

Pimavera

No dia 8 de novembro o atendimento acontece na UBS São Bernardo. As unidades L1 Maringá e KM-5 recebem a campanha na noite de 9 de novembro. No próximo dia (10), a ação será realizada na UBS do bairro Primavera.

Na semana seguinte, no dia 16, o atendimento segue na UBS do bairro São Francisco. As unidades Juscelino Cardoso (Exposição), BNH e 2 de Abril recebem a ação no dia 17 de novembro.

No dia 19, será a vez da UBS Nova Brasília e a programação especial se encerra no dia 25 de outubro, com o atendimento na Unidade de Saúde Dom Bosco. A expectativa da Semusa é de que mais de 500 procedimentos sejam realizados durante a ação.

Aferição

Nos atendimentos, serão oferecidos testes rápidos para detecção de Hepatites, HIV e Sífilis, aferição da pressão arterial e glicemia, curativos, consultas e o agendamento para realização do exame de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.