Internações por Covid-19 caem mais de 95% no HM de Ji-Paraná

peixe-post-madeirao

Internações por Covid-19 caem mais de 95% no HM de Ji-Paraná

peixe-post-madeirao
HM ARQUIVO (2)

Ji-Paraná registrou uma queda de mais de 95% no número de internações de pacientes em tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19), no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. A unidade está com apenas dois pacientes internados e sem nenhuma nova solicitação de leitos.

Os dois pacientes estão internados em leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal. Todos os dez leitos de UTI do HM estão desbloqueados e liberados para atendimento aos pacientes em tratamento contra a Covid.

Internados

Se comparados com os números de internações do dia 10 de abril, quando o Hospital Municipal recebeu 86 pacientes, sendo 10 internados em leitos de Semi-UTI, 29 na ala de isolamento, 17 na enfermaria e 30 no ambulatório de Enfrentamento à Covid-19, o percentual de internação caiu 97,67%.

“O Prefeito Isaú Fonseca [MDB] sempre deixou claro que devíamos vacinar a população o mais rápido possível. Por isso, já superamos a marca de 85 mil pessoas vacinadas com, ao menos, a primeira dose. Esses números refletem diretamente na queda das internações e, consequentemente, nos óbitos causados pela Covid”, destacou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Atualmente, o Município vacinou mais de 85 mil pessoas com a primeira dose das vacinas contra Covid, o que representa cerca de 66% da população de Ji-Paraná, de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vacina

Cerca de 38 mil pessoas já receberam a segunda dose, ou a vacina em dose única, representando 29% da população do município. Nesta quarta-feira (22), a Divisão de Imunização da Semusa retomou a vacinação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, e pessoas dos públicos anteriores.

A fila de espera na ala de triagem do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid, anexo ao Hospital Municipal, também registrou queda nos últimos dias. O atendimento na ala de triagem funciona com a classificação de cores, com os pacientes sendo socorridos de acordo com a urgência dos casos.

“Hoje estamos com em queda na relação de internações e óbitos provocados pela Covid. Porém, não podemos vacilar. Devemos manter os cuidados, evitando aglomerações, usando máscaras e higienizando as mãos com álcool em gel. Assim, vamos conseguir controlar os casos e evitar uma nova onda da doença no município”, alertou a diretora-geral do Hospital Municipal, Miriam Alves Codeço.

Novos casos

Segundo os dados do Boletim Diário, divulgados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa, entre 21 de agosto e 21 de setembro foram registrados 359 novos casos da doença em Ji-Paraná. Já entre julho e agosto, foram 1.002 registros. A queda nos números de novos casos é de aproximadamente 65%.