Casos de covid-19 aumentam e saúde volta ao colapso em Rondônia

peixe-post-madeirao

Casos de covid-19 aumentam e saúde volta ao colapso em Rondônia

peixe-post-madeirao
Teste 'drive-thru' para coronavírus

Na manhã desta quinta-feira (25), o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, fez mais um alerta sobre a gravidade da situação da pandemia em Rondônia. No vídeo divulgado nas redes sociais, Máximo lamentou sobre o aumento de casos de Covid-19 no estado e alertou a população sobre a lotação de 100% dos leitos de UTI de Porto Velho, tanto nos hospitais públicos como particulares.

Segundo Máximo, todos os mais de 300 leitos de UTI criados exclusivamente para atender pacientes com coronavírus estão ocupados. Além disso, há uma fila enorme de espera por vaga em todas as unidades de saúde. Máximo diz ainda que mais de 90 pacientes foram mandados para outros estados, 60 já saíram daqui entubados em UTIs aéreas

Máximo alerta ainda que as cepas existentes em Rondônia têm maior poder de infecção, transmitem mais o vírus de uma pessoa para várias outras. “Nós estamos observando outras características. Cerca de 44% das pessoas que morrem de Covid-19 não tinham nenhuma comorbidade, estão morrendo, inclusive jovens”, disse Fernando Máximo.

Fernando Máximo disse, ainda, que há casos de pessoas que tiveram a primeira cepa, pegaram a segunda e morreram. “Com essa nova variante, essas pessoas estão tendo outras cepas de forma mais grave e até falecendo”, diz.

Veja o vídeo: