07 de setembro de 2024

Saúde amplia vacinação contra o HPV para quem usa PrEP

peixe-post-madeirao-48x48

Saúde amplia vacinação contra o HPV para quem usa PrEP

peixe-post-madeirao

Pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP agora poderão se vacinar contra o HPV

Nesta quarta-feira (3), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nas redes sociais que o governo federal irá ampliar a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). A novidade beneficia pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), tratamento que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual para prevenir a infecção pelo HIV.

Prevenção e Amparo

De acordo com Nísia Trindade, essa medida representa um avanço significativo na prevenção do HPV e dos cânceres associados ao vírus. Marco José Duarte, assistente social, psicólogo e sanitarista, destacou a importância dessa ação do Ministério da Saúde.

“É uma assertiva do Ministério da Saúde na política de humanização, no sentido de garantir proteção e acolhimento às pessoas que são muito mais vulnerabilizadas para o HIV e também para o HPV,” comentou Duarte.

Expansão Futura

Marco José Duarte espera que a vacinação seja estendida para outros grupos em breve. “Espero que, no máximo daqui a um ano, haja outras coberturas também,” afirmou o especialista.

Estratégia de Vacinação

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde alterou a estratégia de vacinação contra o HPV, adotando dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS e indicada para vítimas de abuso sexual, pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos.

Importância da Vacinação

O HPV está associado a quase todos os casos de câncer de colo de útero e diversos outros tipos de câncer em homens e mulheres. Muitas vezes, a infecção pelo HPV é assintomática, mas a diminuição da imunidade pode provocar a multiplicação do vírus e o surgimento de lesões. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a infecção pelo HPV.