Informação é com a gente!

11 de março de 2026

Informação é com a gente!

11 de março de 2026

Saúde amplia vacinação contra o HPV para quem usa PrEP

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP agora poderão se vacinar contra o HPV

Nesta quarta-feira (3), a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nas redes sociais que o governo federal irá ampliar a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). A novidade beneficia pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), tratamento que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual para prevenir a infecção pelo HIV.

Prevenção e Amparo

De acordo com Nísia Trindade, essa medida representa um avanço significativo na prevenção do HPV e dos cânceres associados ao vírus. Marco José Duarte, assistente social, psicólogo e sanitarista, destacou a importância dessa ação do Ministério da Saúde.

“É uma assertiva do Ministério da Saúde na política de humanização, no sentido de garantir proteção e acolhimento às pessoas que são muito mais vulnerabilizadas para o HIV e também para o HPV,” comentou Duarte.

Expansão Futura

Marco José Duarte espera que a vacinação seja estendida para outros grupos em breve. “Espero que, no máximo daqui a um ano, haja outras coberturas também,” afirmou o especialista.

Estratégia de Vacinação

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde alterou a estratégia de vacinação contra o HPV, adotando dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS e indicada para vítimas de abuso sexual, pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos.

Importância da Vacinação

O HPV está associado a quase todos os casos de câncer de colo de útero e diversos outros tipos de câncer em homens e mulheres. Muitas vezes, a infecção pelo HPV é assintomática, mas a diminuição da imunidade pode provocar a multiplicação do vírus e o surgimento de lesões. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a infecção pelo HPV.

 

Página inicial / Saúde / Saúde amplia vacinação contra o HPV para quem usa PrEP