No último sábado (23/02), foi identificado um caso suspeito de sarampo em um avião que partiu de de Buenos Aires, na Argentina, com destino a Istambul, na Turquia. A aeronave, da empresa Turkish Airlines, realizou uma escala no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde haveria o embarque de novos passageiros.
Contudo, após a identificação do caso, a criança de nacionalidade chinesa foi isolado e encaminhado ao serviço médico aqui no Brasil. A Anvisa coordenou todas as ações sanitárias possíveis como limpeza e desinfecção de alto nível da aeronave, além da troca de filtro de ar e higienização do sistema de climatização.
Além disso, o órgão também prestou orientações de saúde aos 112 passageiros provenientes de Buenos Aires que permanecer a bordo. Entretanto, a Anvisa não autorizou o embarque dos 209 passageiros que entrariam na aeronave em São Paulo.
Já em Minhas Gerais, foi confirmado esta semana um caso de sarampo importado. O paciente é um italiano, de 29 anos, morador de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso é tratado como importado, pois o homem começou a sentir os sintomas pouco tempo depois de chegar ao Brasil. Antes, viajou para a Croácia e foi para Itália, antes de se mudar para a Grande BH.
A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) está orientado a população que ainda não se vacinou contra sarampo que procure o quanto antes um centro de saúde para receber a dose tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
O alarde é por conta do Carnaval, que deve fazer com que a cidade receba muitos turistas.











