São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa do Brasil

peixe-post-madeirao-48x48

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa do Brasil

peixe-post-madeirao

Empate de 1 a 1 foi suficiente para a conquista histórica.

Com uma atuação emocionante e diante de uma multidão de mais de 62 mil torcedores no Morumbi, o São Paulo conquistou o título inédito da Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 com o Flamengo neste domingo (24). Esse é um marco histórico para o São Paulo, que nunca havia alcançado esse feito em seus 93 anos de existência. O empate garantiu ao tricolor uma vaga na Libertadores da América de 2024. No duelo de volta, após uma vitória do São Paulo por 1 a 0, Bruno Henrique abriu o placar para o Flamengo e Rodrigo Nestor igualou para os donos da casa, selando o título. Ambos os gols foram marcados na reta final do primeiro tempo.

Tomados pela ansiedade e pela esperança do título iminente, os torcedores do São Paulo lotaram o estádio e fizeram uma grande festa antes do início da partida. No entanto, o Flamengo não demorou a mostrar sua determinação, com Pedro ameaçando a meta do São Paulo logo no primeiro minuto, embora tenha sido impedido pelo goleiro Rafael na hora da finalização.

O São Paulo enfrentou turbulências no início da partida, com o zagueiro Arboleda saindo devido a dores na coxa esquerda e sendo substituído por Diego Costa.

A partida continuou emocionante, com Lucas tendo uma chance promissora pelo São Paulo, mas foi no final do primeiro tempo que as coisas esquentaram. Aos 43 minutos, Pulgar chutou cruzado após receber na direita. O goleiro Rafael desviou levemente, a bola bateu na trave e Bruno Henrique, atento ao rebote, mandou para o fundo das redes.

No entanto, a alegria do time do Flamengo foi efêmera. Nos acréscimos, Wellington levantou na área, Rossi afastou com um soco, e Rodrigo Nestor, em uma bela finalização de primeira, empatou o jogo.

Na segunda etapa, que durou mais 45 minutos até que o campeão fosse definido, as estratégias de ambos os times ficaram mais evidentes. O São Paulo adotou uma postura mais defensiva, buscando explorar os contra-ataques, enquanto o Flamengo se lançou ao ataque em busca do gol a qualquer custo.

O Flamengo pressionou em diversas ocasiões, com destaque para uma jogada de Gerson aos oito minutos, que foi desviada por Beraldo e impediu o gol certo. Aos 22 minutos, Arrascaeta cruzou na área, e Léo Pereira finalizou para fora.

O Flamengo continuou pressionando e teve outra boa chance com Arrascaeta. O São Paulo, por outro lado, não conseguia efetuar um contra-ataque eficaz. Apenas em uma rara investida bem-sucedida, Lucas deixou Luciano na cara do gol, mas ele chutou para fora sob pressão de Ayrton Lucas.

Nos minutos finais, com desespero, o Flamengo desperdiçou mais duas grandes oportunidades. Primeiro, Pulgar chutou por cima após uma jogada pela direita, estando livre quase na pequena área. Depois, Ayrton Lucas conduziu até o meio da área e chutou com a direita, mas Rafael defendeu no canto direito.

O empate, e consequentemente o título, foi confirmado após um acréscimo de dez minutos, apenas alguns segundos após a expulsão do uruguaio Gabriel Neves. A torcida explodiu de alegria, e o técnico Dorival Júnior, que havia sido demitido do Flamengo após conquistar a mesma competição (além da Libertadores) no ano anterior, se dividiu entre comemorar a conquista e consolar seus ex-comandados.

Essa vitória histórica marca um período de sucesso para o São Paulo, que não conquistava um título brasileiro desde 2008. Embora tenha vencido a Sul-Americana em 2012 e o Paulista em 2021, a falta do título da Copa do Brasil sempre foi sentida. A temporada atual se tornou um capítulo fundamental na história do clube.

Por outro lado, o Flamengo enfrenta a possibilidade real de terminar o ano sem títulos. Apesar de participar de diversas competições em 2023, incluindo o Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Libertadores da América, o time ainda não conseguiu conquistar nenhum título. Resta agora o Campeonato Brasileiro, onde está na sétima posição, 11 pontos atrás do líder Botafogo, com 14 rodadas restantes.