Informação é com a gente!

14 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

14 de fevereiro de 2026

Sabores da Amazônia: Chef Manoel Brelaz ensina pirarucu ao molho de camarão

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

A nova temporada do programa Sabores da Amazônia, exibido no canal Amazon Sat, vai além dos ingredientes e receitas. A atração se aprofunda na trajetória dos chefs, revelando seus segredos e a inspiração por trás de seus pratos.

O chef Manoel Brelaz, de Manaus (AM), é um dos convidados da temporada e compartilhou sua história de vida e paixão pela gastronomia, mostrando como a culinária tem o poder de contar histórias. Sua relação com a cozinha começou na infância, ajudando a mãe nos afazeres domésticos. “Somos cinco irmãos, e eu precisava ajudar meus pais, principalmente a minha mãe, nos afazeres de casa, e eu, como sempre, gostava muito de cozinhar. Ela é a minha inspiração para isso, tanto ela quanto o meu pai. Lembro do fogão de barro, da lenha, aquela coisa bem raiz do interior, que eu gosto e prezo muito por isso”, contou o chef.

Antes de se dedicar à gastronomia, Manoel sonhava em ser administrador. No entanto, a perda da madrinha, que o incentivava, o fez repensar seus planos. Foi então que sua tia o incentivou a cursar gastronomia no Senac. “Ela queria que eu fizesse administração, e eu achava que era isso que eu queria fazer também. E aí ela faleceu. Foi quando eu tive que recomeçar do zero. E aí foi quando a minha tia chegou para mim e falou ‘por que você não faz gastronomia?’. Foi quando eu decidi fazer o curso pelo Senac”, explicou Manoel.

Chef Manoel Brelaz
Chef Manoel Brelaz. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Após o curso, Manoel trabalhou para se sustentar durante a faculdade e buscou experiências na gastronomia amazônica. Ele chegou a ter seu próprio restaurante por três anos, mas decidiu buscar novos desafios, passando pela gestão de uma clínica de saúde até encontrar seu espaço na hotelaria. Atualmente, ele é chef do Novo Hotel Manaus, onde tem a oportunidade de divulgar a culinária da região. “Como chef do Novo Hotel Manaus, eu tenho o privilégio e a oportunidade de estar propagando cada vez mais a gastronomia amazônica. A Amazônia está na veia, está para a gente, está no mundo, está no foco, e é uma honra e uma satisfação levar isso para fora de Manaus”, concluiu.

O prato destaque do episódio é o Pirarucu ao molho de camarão com purê de batata, uma receita regional e acessível, ideal para quem quer experimentar um sabor especial em casa.

Pirarucu ao molho de camarão com purê de batata. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Ingredientes:

  • Pirarucu ao molho de camarão: 200 g de pirarucu temperado, camarão a gosto, ½ cebola picada, ½ pimentão verde picado, ½ pimentão vermelho picado, ½ pimentão amarelo picado, 1 pimenta-de-cheiro picada, 4 dentes de alho picados, azeite ou óleo a gosto, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, suco de limão a gosto, 100 ml de água, 1 colher de chá de farinha de trigo, 200 g de creme de leite, leite a gosto (para ajustar o molho, se necessário), cheiro-verde a gosto, chicória a gosto, manteiga ou margarina a gosto, castanha de caju triturada (opcional).
  • Purê de batata: 400 g de batata, sal a gosto, manteiga ou margarina a gosto, creme de leite a gosto, leite a gosto.

Modo de preparo: Prepare o ‘mise en place’, dourando o alho e refogando a cebola, os pimentões e a pimenta de cheiro. Adicione o camarão, tempere e engrosse o molho com farinha de trigo dissolvida em água, finalizando com creme de leite e cheiro-verde. Grelhe o pirarucu temperado e prepare o purê amassando as batatas com manteiga, creme de leite e leite. Monte o prato com o purê, o pirarucu e o molho de camarão, finalizando com tiras de pimentão.

Chefe Manoel Brelaz. Foto: Reprodução/Amazon Sat

“Mais regional do que isso, impossível”, afirma o chef.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Amazônia / Sabores da Amazônia: Chef Manoel Brelaz ensina pirarucu ao molho de camarão