O Ministério do Turismo lançou o Catálogo de Experiências de Turismo de Observação de Aves, que destaca Roraima como um dos principais destinos para o “birdwatching” no país. A iniciativa visa promover o ecoturismo sustentável e a rica biodiversidade brasileira, unindo conservação ambiental, conhecimento científico e desenvolvimento econômico local.
O catálogo mapeia 123 iniciativas em todo o território nacional, com Roraima se destacando pela diversidade de sua avifauna, influenciada por variações climáticas e de relevo. O estado abriga mais de 760 espécies registradas, em ambientes que vão de florestas densas a savanas e os campos de Roraima.

O Parque Nacional do Viruá é um dos destaques, reconhecido como Área Importante para a Conservação das Aves (IBA). O local, com seus ecossistemas únicos e paisagens sazonais, detém o recorde brasileiro de observação de aves em um único dia: 225 espécies.
De acordo com Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult), o estado é uma grande referência em observação de aves, com potencial para avistar mais de 600 espécies em um único dia. O birdwatching, quando praticado de forma responsável, contribui para o combate ao tráfico de fauna e fortalece o monitoramento de espécies.

O Brasil, terceiro país com maior diversidade de aves no mundo, se consolida como um destino ideal para o birdwatching, e o novo catálogo busca organizar e dar visibilidade a esse segmento em expansão, posicionando o ecoturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Com informações do Portal Amazônia.










