Vilhena: Emater e Prefeitura reúnem centenas de produtores no Dia Especial de Cidadania Rural

peixe-post-madeirao

Vilhena: Emater e Prefeitura reúnem centenas de produtores no Dia Especial de Cidadania Rural

peixe-post-madeirao
Cidadania Rural (4)

Com apoio da Prefeitura de Vilhena, Sebrae e Seagri, a Emater realizou no fim de semana o “Dia Especial De Cidadania Rural”, na Associação de Pequenos Produtores Rurais Planalto dos Parecis (Aprocis). O evento ofereceu atendimento de saúde, orientações sobre microcrédito e palestras.

O evento contou com a presença do prefeito de Vilhena Eduardo Japonês, o secretário municipal de agricultura Marcelo “Boca”, representantes do deputado Luizinho Goebel, servidores da Prefeitura de Vilhena e produtores rurais da Aprocis e também da Águas Claras.

“O objetivo é levar informação aos pequenos produtores, dando detalhes sobre INSS, previdência rural, auxílio maternidade, auxílio saúde e doença. A gente vem fazendo isso porque temos observado de uma certa forma como a área rural está ficando com pessoas de mais idade. Precisamos cuidar do pequeno produtor”, explica a extensionista em gestão da Emater, Joice Machado, organizadora do evento. 

“Mais uma vez a Prefeitura, em parceria com várias entidades, realiza um evento de grande proporção. Afinal de contas, é muito importante que o produtor tenha conhecimento. Adquiri aqui muitos produtos que estavam a venda e posso ver a qualidade de tudo. Aproveito também a oportunidade para frisar a importância da vacinação e de colocar a Semagri à disposição de todos”, enfatizou o prefeito Eduardo Japonês.

Apoiaram a iniciativa, a Emater, na organização e convocação dos produtores, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) com estrutura de apoio e servidores, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) com parceria e orientações no local, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com estrutura e divulgação, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) com atendimento de saúde e vacinação de gripe.

Além disso, houve orientações da Casa da Gestante, da Secretaria Municipal de Assistência Social, orientações sobre micro-crédito com o Banco do Povo, administrado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, venda de produtos de agroindústrias, bem como presença das secretarias municipais de Agricultura e Saúde. Houve ainda ação social dos campus do Ifro de Colorado e Vilhena e do Cerest sobre saúde no trabalho.