Sucesso entre as crianças: parquinhos da Prefeitura de Vilhena recebem floreiras, bancos, LED e caixas de areia

peixe-post-madeirao

Sucesso entre as crianças: parquinhos da Prefeitura de Vilhena recebem floreiras, bancos, LED e caixas de areia

peixe-post-madeirao
Parquinhos Vilhena (9)

Em uma grande iniciativa de urbanismo e lazer, a Prefeitura de Vilhena deve instalar mais de 40 parquinhos na cidade ainda em 2021. Até o momento cinco já foram criados nos bairros Jardim Eldorado, 5° BEC, São José, Cohab e Jardim América. Na última semana, o parque ao lado da Câmara Municipal de Vereadores recebeu bancos e cesta de lixo de madeira com metal construídos através de material reaproveitado pela Secretaria Municipal de Obras (Semosp), além de quatro floreiras da cooperativa de crédito Sicoob Credisul. O local também já recebeu os brinquedos, caixa de areia e iluminação de LED. A ação é resultado do trabalho conjunto das secretarias de Obras, Esporte e Meio Ambiente.

Eduardo Japonês prefeito de Vilhena, lembra que estas melhorias serão aplicadas a todas as praças e reforça a importância da população na manutenção dos locais. “Vamos continuar melhorando, o que foi feito nesta praça, não vai ficar por aqui. Temos também o projeto de utilizar este mesmo material de reciclagem para fazer traves de futebol e, com o tempo, buscar atender a todo tipo de público. Agora pessoal, preciso da colaboração de todos. Vamos cuidar desses locais. Joguem o lixo na lixeira ou coloquem num saquinho e levem para casa. O ambiente aqui é de todos, vamos nos divertir com responsabilidade pensando na comunidade e cuidando do que é nosso”, destaca Eduardo.

Welliton Oliveira, secretário municipal de Esportes, aponta que a iluminação foi reforçada no local. “Instalamos luminárias de LED para deixar o ambiente melhor à noite. Neste parque ao lado da Câmara, colocamos uma lixeira e dois bancos, feitos pela Obras para dar uma maior comodidade para os pais, ou responsáveis enquanto as crianças brincam aqui. A cooperativa de crédito Sicoob Credisul doou ainda quatro floreiras. Essa melhoria foi um pedido do prefeito Eduardo, pra que a gente possa oferecer uma melhor qualidade de vida pros vilhenenses”, aponta Welliton.

Marcos de Souza, artista plástico da Secretaria de Obras, responsável pela modelagem e criação dos equipamentos, fala do processo de produção. “É mais um trabalho social com a reciclagem. Estas peças, os dois bancos e a lixeira, foram feitos com materiais reutilizados, exemplo de postes velhos de avenidas da cidade, peças que estavam sucateadas, madeiras apreendidas que foram doadas a nós. Em resumo: o que estava em nosso poder foi reciclado e transformado nessas benfeitorias para as famílias de Vilhena. Este aqui foi um projeto que vamos expandir com o tempo”, enfatiza Marcos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero, destaca que o trabalho conjunto foca em atender a população. “É uma ação de cooperação para a comunidade. Este local já virou um ponto de encontro de muitas famílias, então a ideia é melhorar a infraestrutura, dando conforto e segurança. Em breve vai ficar um local florido, com as trepadeiras sob o banco, dando um charme especial”, conclui Rafael.

PRÓXIMOS BAIRROS – Os cinco parquinhos já instalados são oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Lebrão, através de indicação do então vereador Rogério Golfetto, ainda em 2019. Melhorias serão instalados nos parquinhos conforme as secretarias desenvolverem novas ações em cada um.

Há ainda 17 parquinhos para serem instalados na cidade através de emenda parlamentar do deputado estadual Ezequiel Neiva, nas praças Angelo Spadari e Nossa Senhora Aparecida do Centro, além das praças dos bairros Setor 19, Cidade Verde 2, Marcos Freire, Jardim Social, Jardim Eldorado (Praça Genival Nunes, “do Shopping”), Nova Esperança (“Geraldão”), Jardim das Acácias, Orleans, Residencial Alvorada, Residencial União, BNH, Setor 23, Bodanese, Cohab e no Parque Ecológico.

Além disso, o deputado estadual Luizinho Goebel também garantiu emenda parlamentar para a instalação de 20 parquinhos em escolas municipais, em benefício dos alunos que têm na escola um ponto de convívio e encontro com seus amigos, especialmente nos bairros mais afastados.

Somadas as três ações coordenadas devem resultar em 42 parquinhos instalados ainda em 2021 em toda a cidade.