Sicoob Credip doa medicamentos para entubar pacientes com Covid

peixe-post-madeirao

Sicoob Credip doa medicamentos para entubar pacientes com Covid

peixe-post-madeirao
propofol

Com o agravamento da pandemia do novo Coronavírus, o Hospital Municipal Ana Neta, de Pimenta Bueno (RO), que atendia demandas de casos classificados como média complexidade, precisou estruturar a unidade para atender também casos de alta complexidade, considerados graves, de Covid-19. A Sicoob Credip doou mais de R$ 13 mil em sedativos Propofol para a Unidade, que estava com baixo estoque do medicamento.

De acordo com a farmacêutica da Central de Abastecimento Farmacêutico do município, Deise Cristina Ribeiro Lopes, a unidade hospitalar estruturou duas salas de estabilização para atender os casos de Covid que se agravam e necessitam de suporte ventilatório via intubação enquanto aguardam transferência para as Unidades de Terapia Intensiva.

“A manutenção desses pacientes às vezes estão levando dias enquanto aguardam as vagas e o suporte medicamentoso para mantê-los entubados de forma adequada se tornou um consumo além do imaginado. Dentre os medicamentos necessários estão os sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que são fundamentais no manejo dos pacientes internados que necessitam de ventilação mecânica. São fármacos utilizados na manutenção da vida dos pacientes nas UTIs”, explicou a farmacêutica.

Deise Cristina diz ainda que o Propofol doado pela Cooperativa é um dos medicamentos usados para sedação contínua, ou seja, tem efeito calmante e age no controle da irritabilidade, nervosismo ou excitação do paciente.

“Com o nosso estoque de sedativos baixo, entramos em contato com várias empresas e as poucas que possuíam os medicamentos em estoque só aceitavam pagamento à vista e sabemos que no processo de aquisição dos órgãos públicos esse tipo de compra é praticamente impossível. Solicitamos a doação do remédio à Sicoob Credip que nos atendeu prontamente. Essa não foi a primeira vez que a Cooperativa nos apoiou nesse momento tão difícil e para nós, profissionais que estamos na linha de frente vendo várias vidas sendo ceifadas, é de extrema importância esse apoio”, destacou Deise.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil com atuação nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. A instituição financeira é pautada nos princípios cooperativista e por isso, destina parte dos seus resultados para apoiar iniciativas de cunho social e outros projetos nas 35 localidades onde a Cooperativa atua.