PPA e Plano Diretor de Ji-Paraná estão em fase de conclusão

peixe-post-madeirao

PPA e Plano Diretor de Ji-Paraná estão em fase de conclusão

peixe-post-madeirao
Ji-parana-a (Personalizado)

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplam), está na fase de conclusão dos textos do Plano Diretor e do Plano Plurianual (PAA). Segundo o titular da Semplan, Rui Vieira de Souza, os documentos devem ser apresentados à Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) até 15 de setembro.

O PPA é o documento que vai orientar todo o planejamento orçamentário do Município nos próximos quatro anos, entre 2022 e 2025. O Prefeito Isaú Fonseca (MDB) esteve na Semplam, na última sexta (6), reunido com as equipes de coordenação e revisão do projeto.

Na ocasião,  Isaú conversou com os técnicos e discutiu os pontos de maior relevância, que necessitam de análise mais aprofundada, onde o prefeito fez questão de estar junto da equipe, dando sugestões e ouvindo a equipe, para que se fique claro na Lei que o ponto principal são as necessidades da população.

Compromisso

“A construção do PPA e do Plano Diretor, com a participação direta de todos os segmentos da sociedade, é a certeza de que não haverá dificuldade de se fazer boa gestão nos próximos dez anos. Foi meu compromisso de campanha e segue sendo meu objetivo, administrar Ji-Paraná com a participação da população, do povo que a ama e que, assim como eu, quer vê-la cada dia melhor para nós, nossos filhos e netos”, declarou o Prefeito Isaú Fonseca.

Em abril, foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e, agora em setembro, será a vez do PPA e da Lei de Orçamento Anual (LOA), que é uma ferramenta mais efetiva e mais contundente do orçamento anual, que será apresentada junto ao PPA.

Advento

A necessidade maior de apresentação é do Plano Diretor, pois ele foi feito para o advento do Estatuto da Cidade, no ano de 2000, sendo que a primeira revisão ocorreu em 2011, e essa é a segunda revisão, que acontece para os próximos dez anos, de 2021 a 2031.

As equipes das comissões seguem trabalhando com celeridade e com toda a atenção, atentas às principais demandas de todos os setores da sociedade, ouvindo a população e seus representantes, bem como os vereadores que estão concentrados nas necessidades das comunidades, para que a construção da Lei do PPA possa ser a mais justa possível e inclusiva.

As principais demandas são Saúde, Educação, Segurança, Esporte e Lazer, Infraestrutura, Saneamento Básico, Acessibilidade, Preservação Ambiental, Trabalho e Geração de Renda no Município.

Planejamento

A contenção do crescimento desordenado da cidade, fazer com que a ocupação dos vazios urbanos seja feita com planejamento, de modo que todos tenham vida digna com suas principais necessidades supridas, construção de novas escolas, postos de saúde, energia, saneamento básico com tratamento de esgotos e água potável, áreas de convívio social, lazer e esportes.

“Nesta reta final, ainda se vem ouvindo as demandas da sociedade, mas já finalizando a construção do texto da Lei com seus devidos reajustes de modo a ficar totalmente alinhados com os objetivos administrativos da gestão do Prefeito Isaú, para sua apresentação final”, acrescentou Rui Vieira.