Mutirão de doação de sangue acontece neste sábado (3) em Guajará-Mirim, RO

peixe-post-madeirao

Mutirão de doação de sangue acontece neste sábado (3) em Guajará-Mirim, RO

peixe-post-madeirao
Mutirão de doação de sangue acontece neste sábado (3) em Guajará-Mirim, RO


Voluntários podem fazer doação até às 18h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no centro da cidade. Mutirão é realizado com objetivo de reativar hemocentro no município. Um mutirão de doação de sangue acontece neste sábado (3) em Guajará-Mirim (RO). A ação, que também aconteceu na sexta-feira (2), tem a meta de arrecadar pelo menos 200 bolsas de sangue.
Para doar, o morador deve ir até a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no centro da cidade, até às 18h.
De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), caso o mutirão alcance a meta, o hemocentro da cidade, que está desativado desde 2018, pode voltar às atividades. Na ação de sexta (2), foram coletadas cerca de 100 bolsas de sangue.
Conforme a gerente de captação da fundação, Maria Luiza, muitos pacientes de hospitais do município possuem indicações para transfusão sanguínea, porém, o hemocentro na cidade só será reaberto se houver doadores.
“Se a população não se mobilizar, não se conscientizar da importância que é a doação de sangue, não tem como funcionar uma instituição sem doadores. A doação de sangue é muito importante, porque neste momento, vários pacientes, inclusive de hospitais de Guajará-Mirim, têm a indicação para transfusão sanguínea”, falou.
O mutirão conta com a ajuda de toda equipe da Fhemeron de Porto Velho, com quase 40 profissionais e voluntários, que atuam desde a triagem até na coleta de sangue.
Quem pode doar
O ato de doar sangue pode salvar vidas
Daiane Mendonça/Secom/RO
Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. O doador precisa apresentar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos só podem doar com autorização formal dos pais ou responsáveis legais.
Aqueles que tiveram Covid-19 estão liberados para doar sangue apenas 30 dias após a cura. Os que foram vacinados contra o coronavírus podem doar sete dias depois da imunização.
Veja outros requisitos para doar sangue e alguns impedimentos
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia