Mortes por Covid caem pelo 3° mês seguido em Ji-Paraná; queda foi de 80% em junho em relação a março

peixe-post-madeirao

Mortes por Covid caem pelo 3° mês seguido em Ji-Paraná; queda foi de 80% em junho em relação a março

peixe-post-madeirao
Mortes por Covid caem pelo 3° mês seguido em Ji-Paraná; queda foi de 80% em junho em relação a março


Infecções por Covid-19 também seguem em queda na cidade. Vacinação é motivo para redução de óbitos e casos, segundo prefeitura. Número de casos e mortes caiu desde março na cidade
Javad Esmaeili / Unsplash / Divulgação
O número de óbitos causados pelo coronavírus caiu pelo terceiro mês seguido em Ji-Paraná (RO), na região central do estado.
No primeiro semestre de 2021, março foi o pico da pandemia e também o mês mais trágico em Ji-Paraná, quando 124 pessoas faleceram com o coronavírus em 31 dias.
Já em junho o município teve 24 mortes causadas pela doença (redução de 80% em comparação com março) e, com isso, foi o mês que teve o menor número de óbitos nesse ano.
Abaixo, veja o gráfico do primeiro semestre:
Ao todo, Ji-Paraná teve 425 mortes por Covid no primeiro semestre do ano.
Queda de casos
As infecções por Covid-19 também seguem em queda na cidade. De janeiro a junho foram 11.973 casos da doença registrados em Ji-Paraná, sendo que deste total, 3.537 ocorreram apenas em março.
Desde então há uma queda contínua nos casos de coronavírus. No último mês de junho foram 972 pessoas infectadas pelo vírus, uma queda de 72% em relação a março.
Segundo a prefeitura de Ji-Paraná, a visível diminuição de contágio e redução do números de mortes é devido ao processo de vacinação contra a Covid.
Especialistas ouvidos pelo G1 também apontam que os números da queda estão entre os dados que já mostram a efetividade da vacina em grupos (sobretudo idosos) que estão totalmente imunizados. Apesar disso, eles alertam que a pandemia não está controlada e que a chegada da variante delta ainda é um risco para aqueles que não tomaram as duas doses da vacina.
Mesmo com a queda de casos e mortes, os moradores devem seguir usando máscaras e também se imunizando corretamente (conforme as doses foram disponibilizadas). A prefeitura de Ji-Paraná pede, inclusive, para público tomar a 2ª dose dos imunizantes.
LEIA TAMBÉM:
Confira o calendário da vacinação contra Covid em Ji-Paraná
Dois municípios de RO vacinaram mais de 50% da população contra a Covid