Ji-Paraná participa do II Festival do Tambaqui com venda do peixe revertida para a Apae

peixe-post-madeirao

Ji-Paraná participa do II Festival do Tambaqui com venda do peixe revertida para a Apae

peixe-post-madeirao
tambaqui 2

A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Semagri) de Ji-Paraná participa, no domingo (19), do segundo Festival do Tambaqui da Amazônia. A expectativa é assar, ao mesmo tempo em todo o Brasil, cerca de 35 mil bandas de tambaqui. O evento acontece em 30 municípios de Rondônia, 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal (DF).

A participação do Município no festival foi incentivada pelo Prefeito Isaú Fonseca (MDB), por compreender a importância do evento para Rondônia, em especial para os pequenos produtores rurais de Ji-Paraná. Em contrapartida há um motivo nobre que envolve a participação da comunidade da cidade nesse evento, a ação beneficente envolvendo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

De acordo com o titular da Semagri, Jesse Mendonça Bittencourt, o prefeito celebrou um termo de fomento entre o Município e a Apae, de modo que fosse feito um repasse financeiro de R$ 16 mil para a Apae comprar 1,5 tonelada de peixes, que serão repartidos em bandas e vendidos no Festival.

Fomento

A celebração do termo de fomento visa ajudar o pequeno produtor do Município, ao mesmo tempo que ajuda a Apae, também promove, divulga e incentiva o consumo do tambaqui dentro e fora de Rondônia. “Inclusive aqui, aproveito a ocasião para pedir à comunidade, pois a renda da venda dos peixes será revertida para a Apae, que precisa da nossa ajuda. Comprem os tickets e vamos ajudar”, pediu Jesse Mendonça.

Preferência

Segundo informou a auxiliar administrativa de Semagri, Erika Cordeiro, a Apae deu preferência aos produtores rurais local na compra dos peixes, visando favorecê-los e, assim, cumprir com a intenção da celebração do termo de fomento, que é o trabalho em parceria entre Prefeitura, por meio da Semagri, com os produtores rurais, Apae e a comunidade local.

“A Apae vai preparar os peixes, assar e vendê-los no valor de 20 reais, as bandas serão entregues aos consumidores no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José De Souza [Gerivaldão], em drive-thru. E toda a renda arrecadada será revertida para a Apae”, concluiu Erika Cordeiro.

A venda dos ingressos do II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, no valor de R$ 20,00, estão disponíveis para venda na Semagri, Emater, Idaron, Apae e em pontos do comércio local.