Ex-moradora de rua faz Enem pela 1ª vez em RO: ‘Quero ser psicóloga para ajudar quem passou pelo mesmo que eu ‘

peixe-post-madeirao

Ex-moradora de rua faz Enem pela 1ª vez em RO: ‘Quero ser psicóloga para ajudar quem passou pelo mesmo que eu ‘

peixe-post-madeirao
Ex-moradora de rua faz Enem pela 1ª vez em RO: 'Quero ser psicóloga para ajudar quem passou pelo mesmo que eu '

Candidata contou que se preparou para o Enem através de cursinhos e também recebeu ajuda do irmão, que é professor de geografia. Patrícia Ferreira faz Enem pela primeira vez em Ariquemes, RO
Rede Amazônica/Reprodução
Após viver mais de dez anos no mundo das drogas e ir parar nas ruas, Patrícia Ferreira França deu a volta por cima e neste domingo (21) vai prestar o primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da sua vida, aos 33 anos.
Moradora de Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho, Patrícia foi com entusiasmo e confiança para o local de prova.
RESOLUÇÃO DO ENEM 2021, AO VIVO: g1 corrigirá a prova a partir das 18h30 deste domingo
Em entrevista, a candidata contou que se preparou para o Enem através de cursinhos e também recebeu ajuda de uma pessoa muito importante na sua vida.
“A expectativa está a mil, mas estou tranquila. Me preparei bastante. Tive incentivo do meu irmão, que é professor de geografia. Ele me ajudou bastante, deu bastante dicas e segui as dicas de cursinhos online, pré-vestibulares”, contou à Rede Amazônica.
Patrícia também revelou porque só agora, aos 33 anos, decidiu ingressar em um curso de nível superior.
“Eu perdi 13 anos da minha vida usando droga, virei moradora de rua”, diz.
Patrícia diz que sonha ser psicóloga para ajudar quem já passou pelo mesmo que ela, em Ariquemes
Rede Amazônica
Foi através da família que Patrícia conseguiu deixar o vício e, agora longe das drogas, entendeu que nunca é tarde para a educação.
“Foi uma reviravolta na minha vida, minha família me ajudou, me resgatou, me retirou das drogas e colocou na escola para estudar”, relembrou.
Segundo a candidata, seu sonho agora é entrar em um curso de psicologia e o motivo é único:
“Quero ser psicóloga para ajudar outras pessoas que passaram pelo mesmo problema que eu”, revelou.
Enem em Rondônia
Mais de 28 mil candidatos são esperados para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 em Rondônia, neste domingo (21).
Do total de inscritos no estado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 17.853 são mulheres e 10.176, homens.
Neste domingo serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.
LEIA TAMBÉM
Casal vai junto fazer a prova do Enem em Porto Velho: ‘Sonho é ter curso superior’