Embrapa vai avaliar 64 clones de café canéfora em Rondônia; veja como se inscrever

peixe-post-madeirao-48x48

Embrapa vai avaliar 64 clones de café canéfora em Rondônia; veja como se inscrever

peixe-post-madeirao


Rede de Avaliação tem o objetivo de “valorizar os clones de café desenvolvidos pelos produtores de Rondônia e que tem transformado a cafeicultura do estado”. Inscrições para a Rede de Avaliação podem ser feitas até 4 de junho
Renata Silva/Embrapa
A Embrapa Rondônia anunciou, nesta sexta-feira (14), que abriu as inscrições para selecionar 64 clones de café canéfora (robusta e conilon) e propriedades. O objetivo é avaliar os melhores materiais genéticos disponíveis atualmente nas principais regiões produtoras de café.
Ainda segundo a instituição, o projeto tem o objetivo de “valorizar os clones de café desenvolvidos pelos produtores de Rondônia e que tem transformado a cafeicultura do estado”.
Como vai funcionar o processo de avaliação?
O trabalho deve ter duração de quatro safras;
Ao final, será elaborada uma ficha técnica para cada clone avaliado (essa ficha terá informações agronômicas e qualitativas, que serão disponibilizadas aos produtores);
Com a obtenção destas informações, o produtor poderá realizar o registro do material genético junto ao Registro Nacional de Cultivares (RNC).
Serão analisadas diversas características, como produtividade e tamanho dos grãos, uniformidade de maturação dos frutos, arquitetura das plantas para mecanização da colheita, rendimento industrial, tombamento das hastes, qualidade de bebida, resistência à nematóides tolerância à pragas e doenças.
“As cultivares poderão ser recomendadas para todo o estado, fortalecendo ainda mais a cafeicultura na região”, diz a Embrapa.
Já quanto ao cadastro das propriedades, a Embrapa tenta encontrar cafeicultores parceiros que queiram participar do projeto recebendo uma unidade experimental em sua propriedade. Serão cinco unidades experimentais, a serem distribuídas nas principais regiões cafeeiras de Rondônia.
“Os cafeicultores que fornecerem clones para a avaliação, ficarão impedidos de instalarem ensaios experimentais nas suas propriedades, visando à idoneidade das avaliações. Já a quantidade de clones por produtor dependerá do número de interessados em participar da Rede de Avaliação.
Ainda conforme a Embrapa, o produtor será responsável por toda a mão de obra para instalação, condução, manejo, tratos culturais e colheita da unidade experimental de café. Porém, o produtor vai receber insumos agrícolas e assistência técnica, conforme previsão orçamentária do projeto.
Já a Embrapa vai cuidar do gerenciamento da unidade experimental, orientando o produtor em todas as atividades técnicas e científicas necessárias (como adubação, desbrota, irrigação, colheita, coleta de dados e amostras). A Emater-RO também vai acompanhar essas propriedades.
Como se inscrever
As inscrições de clones podem ser feitas online (clique aqui) e das propriedades está disponível em outro link (veja aqui).
Os produtores interessados poderão se inscrever na Rede de Avaliação até 4 de junho de 2021. Qualquer informação complementar pode ser obtida pelo telefone (69) 98104-5960 ou no e-mail alexsandro.teixeira@embrapa.br.