Ariquemes lança enquete para elaboração do PPA

peixe-post-madeirao

Ariquemes lança enquete para elaboração do PPA

peixe-post-madeirao
enquete

A Prefeitura Municipal de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPOG, lança a enquete de participação popular para elaboração dos instrumentos de Planejamento do Plano Plurianual – PPA.

A ferramenta tem por objetivo ajudar a Prefeitura a elaborar uma lista de prioridades para o ano de 2022, e demais anos, até o ano de 2025.

A Consulta Pública online para elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022/2025, ficará disponível de 01/06/2021 à 20/06/2021, e atende a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que define os quatro pilares da Administração Pública:

1. Planejamento;

2. Transparência;

3. Controle; e

4. Responsabilização

O Planejamento Orçamentário é composto de:

1. PPA – Plano Plurianual;

2. LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias; e

3. LOA – Lei Orçamentária Anual.

O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações do governo, estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de 4 (quatro) anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

A principal função do Estado é prover a garantia dos direitos individuais e coletivos para os indivíduos que nele se encontram, ou seja, promover todas as ações necessárias para o bem comum. Uma gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seu governo, com o intuito de melhor alocar os recursos públicos, além de checar se estes estão sendo usados como deveriam.

Esta é uma oportunidade de aprender e contribuir para que o Orçamento Municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente. Você pode contribuir acessando o link: https://forms.gle/ZBzpXvPjs4Xn5p947.

Em breve divulgaremos o calendário das audiências públicas no formato eletrônico, onde você poderá acompanhar e colaborar com mais propostas na gestão do orçamento público. (Decom/PMA)