Alta no custo da carne pesa no bolso dos rondonienses e especialistas dão dicas para economizar na hora da compra

peixe-post-madeirao

Alta no custo da carne pesa no bolso dos rondonienses e especialistas dão dicas para economizar na hora da compra

peixe-post-madeirao
Alta no custo da carne pesa no bolso dos rondonienses e especialistas dão dicas para economizar na hora da compra

Economista, açougueiro e empreendedora recomendam novos cortes e ensinam técnicas para economizar em casa. Aumento no preço da carne bovina é sentida em Rondônia, um dos maiores produtores do país
Mary Winchester/Unsplash
A alta no preço da carne bovina, sentida durante a pandemia, pesou no bolso dos consumidores de Rondônia. Para a advogada Maria Gabriela Galvão, essa elevação no custo provoca mudanças na hora das compras, além de motivar a troca por cortes e carnes mais baratas.
“Quando você vai ao açougue comprar carne, você sente o preço muito mais alto que um tempo atrás. Agora, você acaba tendo que substituir algumas carnes que você estava acostumado a comprar, por umas carnes mais baratas por causa do alto valor, até mesmo por carnes brancas como frango, peixe e ovo. Muitas vezes tem que ir em três, quatro açougues diferentes para encontrar melhores preços”, falou.
Leia mais: Carne bovina tem aumento de mais de 35% em 2020, segundo pesquisa da USP
Mas essa elevação no preço da carne bovina tem uma explicação. De acordo com o economista Avenilson, economista da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o aumento da demanda é um dos motivos do aumento do preço.
“Com a pandemia, a demanda mundial por alimentos aumentou muito e com a valorização do dólar, a exportação ficou mais atrativa que o mercado interno. A China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil e a compra de alimentos tem alcançado excelentes números”.
Carne está mais cara: entenda por que em 5 pontos
Na hora da compra
Para economizar na hora da compra, o consumidor pode seguir algumas dicas dadas pelo economista Avenilson. Para ele, pesquisar preços e procurar opções mais baratas, são algumas das alternativas.
“Uma alternativa ao consumidor de carne, é sempre pesquisar os melhores preços no mercado interno e buscar o consumo de outras carnes mais baratas, mas que também possuem muita qualidade, como aves, peixes e suínos, dos quais Rondônia produz bem”, explicou.
O açougueiro e especialista em carnes, Luciano, explica que alguns cortes compensam mais na hora da compra, como: músculo, acém, ponta de peito, paleta grossa e chã de fora.
Na hora do preparo
A empreendedora Kelly, produtora e vendedora de marmitas saudáveis, e o açougueiro Luciano, dão dicas de como esses cortes mais baratos podem ser preparados para substituir as carnes mais caras. Confira:
Especialistas dão dicas para economizar na hora da compra da carne bovina
Para os especialista, a paleta grossa é uma carne versátil. Ela pode substituir o patinho, alcatra, carnes de primeira que normalmente são usadas pra bifes e churrasco. Além disso, com ela, alguns pratos podem ser feitos, como: bife a rolê, carne com legumes e estrogonofe.
Outra opção, é substituir o patinho pelo chã de fora. Para a empreendedora Kelly, o músculo rende excelentes receitas cozidas.