Agevisa orienta suspensão temporária da vacinação contra Covid-19 em grávidas em Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Agevisa orienta suspensão temporária da vacinação contra Covid-19 em grávidas em Rondônia

peixe-post-madeirao


No estado, independente da fabricante da vacina, a orientação é suspender a aplicação para esse grupo. O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação será restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) e elas devem receber somente as vacinas CoronaVac e Pfizer. Vacina contra Covid em Rondônia
Armando Junior/Rede Amazônica
Todos os municípios de Rondônia foram orientados nesta terça-feira (11) a paralisar a vacinação contra Covid-19 em grávidas. Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) todos os municípios e gerências regionais de saúde já foram comunicados sobre a suspensão.
A orientação foi emitida durante a tarde, de maneira preventiva, pelo governo do estado antes do governo federal se posicionar.
No início da noite desta terça-feira (11), o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação de grávidas e de puérperas no Brasil contra a Covid-19 será restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) e elas devem receber somente as vacinas CoronaVac e Pfizer.
A determinação vale até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca. O óbito ainda está em investigação e, segundo o governo federal, ainda não está comprovado que a vacinação tenha causado a complicação na gestante.
Grávidas que tomaram vacina da AstraZeneca precisam ter acompanhamento médico
Grávidas correm mais risco com a Covid-19? O que dizem os cientistas
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia