106 mil clientes foram regularizados pela Energisa em três anos

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106 mil clientes foram regularizados pela Energisa em três anos

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106 mil clientes foram regularizados pela Energisa em três anos

Medida reduz o desvio de energia provocado pelos “rabichos” e é um dos compromissos da regulatórios da empresa, que também é obrigada a combater furto e fraude. Desde que chegou em Rondônia, em outubro de 2018, a Energisa já regularizou o fornecimento de energia para 106 mil famílias. As iniciativas acontecem em todos os 52 municípios e fazem parte do projeto de combate a perda de energia no estado, que também combate o furto de energia. De acordo com o diretor técnico da empresa, Fabrício Sampaio Medeiros, o estado é um dos campeões no desvio de energia. Se toda a energia desviada em 2020 tivesse sido faturada, o estado teria arrecadado mais de R$ 90 milhões em ICMS, dinheiro suficiente para comprar cerca de 470 ambulâncias equipadas com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI)
Para o diretor técnico, acesso à energia é muito mais do que ter um “rabicho” ligando uma residência à rede elétrica, como acontecia em muitos lugares de Rondônia. “A empresa tem muita dificuldade de garantir a qualidade onde existe muita ligação clandestina porque se prepara para entregar uma determinada quantidade de energia, mas a demanda é muito maior”, explica, frisando que as fraudes e furtos também prejudicam a qualidade.
Ele lembra que a Energisa tem o compromisso de levar energia de qualidade para os clientes, essencial para fazer funcionar a bomba de água, o secador de cabelo do salão de beleza e até mesmo girar o pratinho do micro-ondas. Para isso, usa tecnologia de ponta para identificar de onde pode estar sendo desviada energia.
Inteligência artificial, a aliada no combate a fraudes
Os medidores também são certificados pelo INMETRO, chegam ao estado lacrados e são lacrados depois de instalados na casa do cliente. Só os técnicos da empresa podem mexer no medidor.
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Para Sampaio, o rondoniense que só tinha acesso à energia por meio de ligações clandestinas, que não podia reclamar da qualidade, hoje tem uma ligação de verdade e cidadania – pode acessar programas sociais do setor, como a Tarifa Social de Energia, buscar seus direitos, inclusive o de ter uma energia de qualidade.
“O talão que o cliente regularizado recebe todo mês não é apenas mais uma conta para pagar. Serve de comprovante de residência, mostra quanto tempo ele ficou sem eletricidade e se esse número está dentro das metas que o órgão regulador do setor elétrico estabelece para a empresa”, resume, lembrando que, na conta de energia também há a informação, de forma transparente, do destino dos recursos arrecadados pela empresa. “De cada R$ 100, R$ 40 ficam com quem gera e transporta energia, R$ 40 com o governo, que arrecada impostos e contribuições, e R$ 20 ficam com a distribuidora, que paga salários e realiza investimentos com essa parcela de pouco mais de 20% da fatura”, completa .
ANTES – Regularização bairro Tucumanzal em Porto Velho
Energisa
DEPOIS – Regularização de liganções clandestinas no bairro Vila Princesa em Porto Velho.
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